O Social Good Brasil (SGB) começa nesta quinta-feira em Florianópolis e até esta sexta irá debater e apresentar ideias inovadoras que buscam encontrar uma solução para os problemas sociais. As inscrições para acompanhar presencialmente se encerraram pouco tempo depois da confirmação do Seminário, mas basta acessar o site do SGB para assisitr pela internet os debates.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Entre os nomes mais que mais chamam a atenção do Seminário de 2015 estão Kim Farrell, Gerente de Marketing e Produto do Google, Diego Reeberg, sócio fundador do Catarse, Alexa Clay, autora do livro Economia para Desajustados que será lançado no Brasil hoje durante o SGB. Outro destaque é Haroldo Machado Filho, PhD. em Direito Internacional pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais, em Genebra, Suíça, principal responsável no Brasil sobre a agenda de desenvolvimento sustentável da ONU pós-2015.
Comfira a programação
Nesta quinta-feira
13h – Tecnologia + Comportamento Inovador + Impacto Social = Social Good Brasil (abertura)
Painelistas: Carolina de Andrade (SGB), Fernanda Bornhausen Sá (SGB), Lucia Dellagnelo (ICom), Américo Mattar (Fundação Telefônica Vivo), Maria Julia Kurth de Azambuja (Itaú/Cubo) e Cida Franco (Natura)
NÃO PERCA ESSA!
13h50min – Crowd2Crowd: um painel de muitos para muitos com Alexa Clay
Nessa apresentação o tema inovação será explorado levando em conta as diferenças que há nas formas como nos relacionamos, produzimos e consumimos. Destaque será a presença de Alexa Clay, autora do livro A Economia dos Desajustados, que será lançado no Brasil durante o Seminário SGB explora a inovação informal e até então marginal. as autoras Alexa e Kyra Maya estudaram de sde 2011 mais de 5 mil casos para chegar aos 30 notórios casos de desajustados que trazem grandes doses de inovação e têm talentos únicos para quebrar paradigmas.
Continua depois da publicidade
Painelistas: Alexa Clay e José Marcelo Zacchi (Navegador da Globo News)
15h10min – pílulas: inovação social nas empresas
Cases de empresas que buscaram agregar valores para a sociedade além do lucro e geração de empregos.
Cases: Natura, Fundação Telefônica, Instituto C&A e Itaú
16h55min – Empreendedores que estão mudando o Brasil: os finalistas do SGB Lab
Apresentação dos seis finalistas do Social Good Brasil Lab, laboratório de inovação pioneiro para projetos e empreendedores. Três deles irão receber Investimento Semente para levar sua ideia adiante.
Apresentações: Ligia Sena – Florianópolis/SC – com Cientista que Virou Mãe; – Rogério Malveira – Fortaleza/CE – com Letras de Médico; – Marcelo Rebelo – São Paulo/SP – com Praças; – Philipphe Magno – Recife/PE – com Handsfree; – Cinthia Rodrigues – São Paulo/SP – com Quero na Escola; – Graziela Iaocca – São Paulo/SP – com Massacuca
17h45min – Inovando em governo: mudando a gestão pública de dentro pra fora.
Painelistas: Joice Toyota (Vetor Brasil), Cristiano Ferri (Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados) e Roberto Agune (iGov). Moderador: André Tamura (WeGov)~
Continua depois da publicidade
NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR!
18h30min – Economia colaborativa e impacto social: como produzir e consumir diferente pode melhorar o mundo?
Debate com sobre como a participação da comunidade pode refletir em economia colaborativa fundamentada na confiança entre as partes e como essas pessoas interagem nas plataformas online e compartilham as informações.
Painelistas: Sophie Reynolds (Nesta UK) (via internet), Diego Reeberg (Catarse), Heloísa Neves (Fab Lab Brasil e WE FAB) e Lorrana Scarpioni (Bliive). Moderador: Tomás de Lara (Empresas B e GOMA).
Continua depois da publicidade
Sexta – feira
NÃO PERCA ESSA!
13h50min – Objetivos de desenvolvimento sustentável na luta global por um mundo melhor e mais justo
Com a presença de um perito no assunto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tratados pela Organização das Nações Unidas (ONU), o debate trata de temas como como mudanças climáticas e educação. Além de discutir como as tencnologias e ações inovadoras podem ajudar a desenvolver meio de vida e economia mais sustentáveis.
Painelistas: Kate Bennett (Kiva) e Haroldo Machado Filho (ONU). Moderadora: Carolina de Andrade (SGB)
Continua depois da publicidade
14h15min – Empoderamento feminino: o que a tecnologia tem a ver com isso?Painelistas: Anielle Guedes (Urban 3D) e Camila Achutti (Blog Mulheres na Computação). Moderadora: Fernanda Bornhausen Sá (SGB). Insider: Sam Shiraishi (Blog “A Vida Como a Vida Quer”)
14h55min – O poder do coletivo para mudar a trajetória do clima
Painelistas: Nicole Figueiredo Oliveira (350.org) e João Alexandre de Freitas Neto (ASA/SE). Moderador: Renato Guimarães (Together e Greenpeace)
15h35min – Repensando educação para um novo mundo
Convidada: Anna Penido (Instituto Inspirare). Questionadores: Diego Calegari (Secretaria Estadual de Educação de SC), Julia Almeida Oliveira (Estudante e Jovem Embaixadora da Educação), Pauline Ataide (Integradora do Núcleo de Tecnologias em Educação) e Josi Zanette do Canto (RExLab). Moderadora: Lúcia Dellagnelo (IIEB – Iniciativa para Inovação na Educação Brasileira).
Continua depois da publicidade
17h20min – Não tem idade para começar a melhorar o mundo: pílula play the call
Painelista: Edgard Gouveia Júnior (PTC).
ESSA É BOA!
17h35min – Novo filme SGB
Envolvidos no documentário sobre personagens e empresas que buscam não apenas o lucro, mas nova perspectiva para a sociedade, debaterão a forma como vídeos podem inspirar mudanças, entre eles o publicitário Ronaldo Tenório, diretor executivo da Hand Talk, que teve seu aplicativo eleito pela ONU o melhor app social do mundo.
Painelistas: Ronaldo Tenório (Hand Talk), Carol Gesser e Will Martins (Diretores) e Luciane Pinheiro (Tractebel Energia). Moderadora: Ana Paula Santos (SGB).
18h10min – Escalando impacto positivo no mundo com organizações que pensam e agem exponencialmente
Continua depois da publicidade
l Painelistas: Leonardo Aguiar (Laduo e Mirach) e Luis Fernando Guggenberguer (Fundação Telefônica – Vivo).
NÃO PODE PERDER!
18h40min – Inovação e tecnologia potencializando resultados de organizações sociais
Na última apresentação do Social Good Brasil estará em pauta as ações das organizações socias como agentes inovadores a partir de novas lideranças e e tecnologias. Para debater o tema estará a representante do Google.org Kim Farrel, respónsável pela equipe de marketing com foco na reputação de marca e em projetos de impacto social. Em 2014, ela liderou o “Desafio de Impacto Social Google” no Brasil, iniciativa que premiou com R$ 7 milhões 10 organizações sem fins lucrativos brasileiras que buscam resolver problemas sociais usando tecnologia.
Painelistas: Kim Farrell (Google.org) e Maria Sylvia Aparecida de Oliveira (Geledés – Instituto da Mulher Negra). Moderador: Anderson Giovani da Silva (ICom).
Continua depois da publicidade