A Prefeitura Municipal de Florianópolis está promovendo uma série de programações que pretendem movimentar um dos principais pontos turísticos da capital catarinense: o Mercado Público. Segundo a Secretaria de Turismo da cidade, a ideia é promover atrações para entreter o público que estiver no vão central do Mercado durante a semana. 

Continua depois da publicidade

> Após reforma, biblioteca municipal conta com espaço amplo e acessível

Oficinas

Para isso, o setor administrativo do Mercado Público, promove uma série de oficinas. “Nós já colorimos o vão central com bandeirinhas, que pretendemos que fiquem até junho, e vamos contar com programações que vamos fazer alusivas às festividades juninas”, destaca a Secretaria.

Além disso, agora será a vez da oficina “Colorindo a Praça da Alfândega com Crochê”, que tem como objetivo colorir as árvores e os troncos da Praça da Alfândega com flores e borboletas de crochê. A oficina é gratuita, acontece nos dias 06 e 13 de abril, das 14h às 17h, no setor Administrativo do Mercado Público, localizado na rua Jerônimo Coelho, número 60 (ao lado do Camelódromo). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3225-8464. 

Projeto Viva o Mercado Público

O Projeto Viva o Mercado Público continua todas as quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, sempre com programações artísticas e musicais. Nesta quarta-feira, dia 6 de abril, quem se apresentará é a Banda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

Já no dia 13 de abril, quem será responsável pela música será a Banda da Polícia Militar de Santa Catarina. No dia 20 de abril, será a vez da Banda do Exército e, para fechar o mês de abril, voltará a Banda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, no dia 27 de abril.

Continua depois da publicidade

Terça com Sabor Manezinho 

Nas terças-feiras, acontece o projeto Terça com Sabor Manezinho, que conta com pratos promocionais, vendidos por R$ 29,90, durante o horário do almoço e no jantar.

Os restaurantes participantes são: Balcão Mané, Bar do Elói, Quiosque da Brahma, Colher de Pau, Boteco Cascaes, Quintal Açoriano, Empório do Queiroz, Box 32, Beer Boss, Trapiche Bar, Chopp do Mercado e Rancho da llha. 

Música ao vivo durante o horário do almoço

Os almoços são embalados ao som ao vivo de bandas convidadas que se apresentam no Mercado. Nesta terça-feira, dia 5 de abril, será a vez do cantor Keco Cardoso. Na quarta-feira, dia 6 de abril, quem se apresentará será Filipe Alves. No dia 7 de abril será a vez de Gabriel Riveros e, para fechar a semana, no dia 8 de abril, acontecerá a apresentação de Emidio Músico. Todos os shows começam ao meio-dia. 

Exposição de fotos do arquivo histórico

Desde o dia primeiro de março, está acontecendo a exposição “Temp e Memória”, que conta com fotos do Arquivo Histórico de Santa Catarina. No Mural da Cultura, na Ala Norte do Mercado Público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e aos sábados, das 9h às 14h, o público pode se deparar com uma boa dose de cultura e história da ilha de Santa Catarina. As fotos ficarão expostas até o dia 30 de abril. 

Mercado Público de Florianópolis

O Mercado Público de Florianópolis é um dos principais pontos turísticos da cidade. Valorizado como patrimônio artístico, histórico e arquitetônico da Ilha de Santa Catarina, no lugar é possível encontrar boa gastronomia, lojas de confecções, artesanato, calçados, iguarias, além de serviços especializados como barbearia, lotérica, costura e até chaveiro.

O mercado funciona das 7h às 19h em dias úteis e das 7h às 14h aos sábados. Os bares podem funcionar em dias úteis até 22h e, nos fins de semana e feriados até às 17h. 

Continua depois da publicidade

Breve histórico do Mercado Público

A história do Mercado Público começa antes mesmo da construção de qualquer estrutura física. Entre os séculos XVII e XIX, os Ilhéus, donos de barraquinhas, comercializavam diversos tipos de produtos na praia em frente à atual praça XV de Novembro, entrada da cidade.

No ano de 1848, foi aprovada uma lei para a construção do mercado, que ficaria localizado no Largo do Palácio, à beira mar. Porém,foi somente em janeiro de 1851 que aconteceu a conclusão da obra e o Mercado Público foi inaugurado.

Sem sombra de dúvida, o episódio mais dramático de toda a história do mercado aconteceu no dia 19 de agosto do ano de 2005, quando um incêndio se alastrou por todo interior da ala norte do mercado, que teve que ser reconstruída.

A estrutura atual do Mercado contou com uma reforma geral e o lugar foi praticamente reconstruído preservando-se os mesmo conceitos arquitetônicos antigos. Essa reforma foi iniciada em novembro de 2013 e finalizada no dia 5 de agosto de 2015.

Leia também

Santa Catarina produz 97,9% das ostras cultivadas no Brasil

Morador de Florianópolis sai do aluguel e tem vida transformada com a Trimania