Uma data para valorizar quem já passou dos 60 anos. É assim que Vilson Grifante, de 63 anos, define o Dia Nacional do Idoso, que foi comemorado em 1º de outubro. O aposentado é um dos cinco mil que participam do Centro de Referência do Idoso (CRI) e dos mais de 12 mil que moram em Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
Para este público, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e a Prefeitura de Jaraguá do Sul promovem amanhã, na praça Ângelo Piazera, das 9 às 14 horas, uma programação especial, com apresentações culturais, esportes, exposições, orientações para a saúde e direitos da pessoa idosa. Caso chova, o evento será transferido para uma nova data.
Vilson toca contrabaixo no grupo musical do CRI e se apresenta junto com outros integrantes amanhã. Para o aposentado, eventos como esses ajudam a sociedade a reconhecer os idosos.
– A gente trabalhou a vida toda para ajudar a construir esse País. Nada mais justo que a sociedade reconheça o nosso trabalho, dedicando um dia para nos sentirmos valorizados – destaca.
A exemplo de Vilson, a aposentada Terezinha Stinghen, de 80 anos, também se sente melhor participando das atividades voltadas para este público. Segundo ela, participar do grupo musical e do coral é um dos seus segredos para chegar aos 80 anos com saúde.
Continua depois da publicidade
– Se manter ativo é o segredo para se ter uma vida de qualidade – admite.
O centro existe há 14 anos e atualmente atende 700 idosos por semana, somente na sede atual que fica na rua Marina Fructuoso, no Centro. Contanto com as atividades nos bairros são mais de cinco mil envolvidos.
No local, os idosos podem participar de aulas de ginástica, grupo musical, dança de salão, cozinha experimental, bordado, práticas corporais, tapeçaria, artesanato, jogos de mesa, coral, curso de bonecas e marcenaria. A instituição sobrevive com verbas da Prefeitura. O orçamento para este ano foi de R$ 727 mil.
Apesar de a data ter sido comemorada no dia 1º de outubro, optou-se pela realização do evento amanhã para que mais pessoas participem.