Antes mesmo da abertura dos portões do pavilhão onde ocorre a 78ª Festa das Flores de Joinville, na tarde desta quinta-feira, o público já chegava ao estacionamento do Complexo Expoville, em ônibus escolares e de turismo, na expectativa pelo evento. A festa, que deve receber 80 mil visitantes até o encerramento, no dia 15, reuniu um público diversificado em seu primeiro dia, quando a entrada era gratuita.
Continua depois da publicidade
Na frente do palco principal, crianças e idosos gingavam ao som das apresentações culturais. Este é um diferencial na festa deste ano: contemplada pelo Mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Fundação Cultural, a programação oferecerá apresentações e oficinas de arte todos os dias.
Festa das Flores de Joinville terá cenário baseado em contos infantis
Na primeira tarde, alunos de escolas municipais levaram coreografias de dança para o palco principal. No chão, crianças de três a dez anos faziam seu lanche enquanto assistiam aos colegas. Entre eles, estavam os alunos da professora Joseane Bastos Retzlaff de Jesus, do CEI Miosótis. Apesar de ter sob sua responsabilidade alguns dos estudantes mais novinhos, eles cumpriam ali um projeto: o Conhecendo Nossa Cidade.
– Estamos visitando vários pontos turísticos de Joinville, e a Festa das Flores é um evento importante. Muitos pais nunca haviam visitado esses lugares e estão acompanhando o passeio – contou a professora Joseane.
Continua depois da publicidade
Um deles era Priscila de Oliveira, mãe de Heitor e Helena. Ela conheceu o tradicional evento joinvilense ao mesmo tempo em que os filhos de três anos e de nove meses, já que a curiosidade dela nunca havia sido aguçada para ir a outras edições.
– Eu ouvia falar e achava que aqui só teria flores, mas tem muitas coisas diferentes – afirmou.
Na noite de quinta-feira, os premiados no Concurso de Jardins foram divulgados e houve empate no primeiro lugar para exuberância em flores: Anelore Baartz e Alexandra Kurtz, que concorreram na categoria residência rural, foram as escolhidas.
Admiração mútua pelas plantas
As famílias Hoffmann e Vieira não se conhecem, já que moram em diferentes regiões de SC, mas dividem uma semelhança: são apaixonadas por plantas e passaram cerca de três horas ontem comprando flores e insumos na festa joinvilense.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região
O evento conta com cerca de 50 expositores comercializando, além de mudas e plantas, produtos agrícolas, adubos, vasos e utensílios de jardinagem. Foi por meio deles que Judith Vieira e a filha Denise, de Massaranduba, descobriram o porquê de, apesar de sempre comprarem flores bonitas, elas não brotam novamente nos anos seguintes.
– Era um problema na adubação. Conversamos com os vendedores e eles nos explicaram a forma correta de fazer – diz Denise, que sempre visita a Festa das Flores com a mãe e, desta vez, levou pelo menos 15 itens, entre plantas, vasos e adubo.
Vindos de Palhoça, Robson e Simone Hoffmann tinham outro compromisso em Joinville, mas aproveitaram a passagem pela cidade para visitar o evento com os filhos. Eles se empolgaram tanto com as opções que levaram para casa miniorquídeas, flor-do-deserto, cactos e carnívoras.
Programação de sexta-feira, 11 de novembro:
8h30 às 12h30 – Oficina de Compostagem Doméstica – Arthur Rancatti e Gustavo Ritzmann.
11h – Escola de Música Arcas e Atitude Física Academia.
14h – Oficina de Voz e Canto – Conservatório Belas Artes.
14h – Oficinas de malabarismo, tecido acrobático e jogos musicais.
14h às 17h – Oficina Produtos de Limpeza Sustentáveis – Arthur Rancatti e Gustavo Ritzmann.
Continua depois da publicidade
14h às 18h – Oficina Quintal Comestível – Kleber Fernandes.
16h – Grupo Vocal Conservatório Belas Artes.
17h – Balé Casa da Cultura.
17h30 – Oficina Cultivo de Orquídeas (Ajao).
19h – Show com Eduarda Henklein, Ana Claudia Hess e Conservatório Belas Artes.
19h às 20h – Palestra Quintal Comestível – Kleber Fernandes.
20h – Concurso Menina Flor.
20h – Palestra Adubação Orgânica e a Importância dos Micro-organismo no Processo Nutricional – Eduardo Mourão.
21h – Oficina de Teatro – Conservatório Belas Artes.
INGRESSOS
Inteira a R$ 8.
Meia-entrada (estudantes, menores de 10 anos e maiores de 60) a R$ 4.