Problemas bucais são muito mais comuns do que o imaginado. Na verdade, aproximadamente 44% da população mundial sofre de alguma patologia na área. Só no Brasil, há mais de 18 milhões de afetados. Algumas doenças, quando não tratadas, podem culminar em edentulismo, ou seja, na perda total ou parcial dos dentes permanentes. Além do desconforto físico e do impacto na autoestima e na alimentação, a falta de dentes também prejudica a qualidade do sono e a respiração.
Continua depois da publicidade
Entretanto, nem todo mundo pode arcar com os custos de uma prótese ou implante dentário. Pensando nisso, a Prefeitura de Palhoça desenvolveu o Programa Sorria Palhoça, que desde maio de 2019 visa devolver saúde, estética, reabilitação e qualidade de vida aos moradores da cidade em situação de vulnerabilidade social, com indicação de reabilitação e necessidade de prótese dentária total. Até o mês de outubro de 2021, foram entregues 1.344 próteses e mais conforto a quem precisa.
Programa Sorria Palhoça vai além da saúde bucal
A iniciativa surgiu após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatar, em 2010, que a população da cidade de Palhoça possuía mais de 5 mil cidadãos edêntulos totais. Outro levantamento que também contribuiu para o desenvolvimento do programa foi feito pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Nele, foram identificadas 140 pessoas com encaminhamento para uso ou substituição de prótese dentária.
Mas o programa não consiste apenas em oferecer saúde oral. O projeto, como um todo, busca restabelecer o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos, respeitando o paciente e o reinserindo na sociedade.
Como participar
Para se beneficiar do programa, é preciso ter cadastro atualizado no SUS e procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro em que é morador. O procedimento pode ocorrer tanto por meio do acolhimento em demanda espontânea quanto por consulta agendada com o cirurgião-dentista da unidade. Após a avaliação bucal, caso seja constatada a necessidade de implante, o paciente é encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e aguarda a autorização e a liberação da vaga para iniciar o tratamento.
Continua depois da publicidade
Acesse o site e saiba mais sobre as iniciativas sociais da Prefeitura de Palhoça.
Leia também
Empreendedorismo é tema central na rede pública de educação em Palhoça
Palhoça terá uma das melhores estruturas de saúde em Santa Catarina