Dona Cecília Goulart, 92 anos, sofre de catarata, problemas na coluna e no intestino. A senhora viúva vive sozinha na Trindade, e até esta segunda-feira dependia da boa vontade de uma sobrinha para buscar seus remédios de uso contínuo no posto de saúde do bairro. Por se enquadrar nos critérios da Secretaria de Saúde, ela foi escolhida para ser a primeira beneficiária do Programa Remédio em Casa, que começou a funcionar hoje em Florianópolis
Continua depois da publicidade
::: Leia todas notícias da Grande Florianópolis
:::Curta a página da Hora de Santa Catarina no facebook
– Muito bom, agora não preciso mais incomodar a minha sobrinha, ela mora no Abraão e tinha que vir de lá – contou Dona Cecília.
Continua depois da publicidade
O aposentado Sebastião Vieira, de 89 anos, também recebeu remédios em casa, no Monte Verde, na tarde desta segunda-feira. A servidão em que ele vive é bastante íngreme com barro e pedras, e o idoso sai pouco de casa. Um pouco desconfiado com a presença dos entregadores, ele disse que não foi informado:
– Minha filha busca sempre para mim, então não vai fazer diferença. Quero ver se estas motos vão conseguir subir aqui em dia de chuva. Preferia que arrumassem essa rua, daí eu poderia sair de casa para buscar – comentou.
Assim como ela, a expectativa da Secretária de Saúde é de que em um ano oito mil pacientes estejam recebendo remédios em casa. Para ser contemplado, é preciso passar por uma avaliação das equipes de saúde da família das unidades de saúde. Nos postos de saúde é possível obter informações. Podem ser atendidas idosos acima de 65 anos, portadores de hipertensão arterial e diabetes, além de pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção.
Continua depois da publicidade
O secretário de saúde de Florianópolis, Daniel Moutinho Junior destaca que os pacientes continuarão sendo acompanhados pelos médicos:
– É uma comodidade para o paciente e para a família, que não vai precisar mais se deslocar com tanta frequência, mas os beneficiários continuam recebendo visitas, até mesmo para checar se eles estão tomando corretamente os remédios – ressaltou
Os remédios serão entregues por motoboys contratados pela Prefeitura, e todo o gerenciamento será da Secretaria de Saúde. A farmácia de distribuição fica localizada no Jardim Atlântico. O prefeito Cesar Souza Junior explica que o programa contribui para uma cidade mais humana:
Continua depois da publicidade
– O programa vai contribuir para a saúde dos mais fragilizados, trazendo conforto. É uma conquista com gestão própria da Secretária de Saúde – destacou.
Quem pode se inscrever
– Idosos maiores de 65 anos
– Portadores de hipertensão arterial e diabetes
– Pessoas com dificuldade de locomoção ou acamadas
É preciso se informar na unidade de saúde do bairro e a equipe de Saúde da Família irá avaliar se o paciente está apto a participar do programa