Os professores da rede pública de ensino que não possuem formação superior têm uma oportunidade de cursar pedagogia e outros cursos de licenciatura gratuitamente. Estão abertas as inscrições para o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) de 2015, que prevê a criação de turmas voltadas a esses docentes em universidades de todo o Brasil, no segundo semestre deste ano.

Continua depois da publicidade

Em Santa Catarina, são 940 vagas (das 47 mil em todo o Brasil), ofertadas nos cursos de Pedagogia, Artes Visuais, Física, História, Língua Portuguesa, Educação Física, Ciências Biológicas, Química, Matemática e Música. São sete Instituições de Ensino Superior que oferecem os cursos, distribuídos entre:

Araranguá

Blumenau

Canoinhas

Continua depois da publicidade

Chapecó

Concórdia

Curitibanos

Florianópolis

Joinville

Lages

Mafra

Palhoça

Tubarão

Inscrições são feitas online

O período de pré-inscrição vai até 13 de março, exclusivamente por meio eletrônico, na Plataforma Freire. Para se pré-inscrever o docente deve estar cadastrado na base do Educacenso de 2013 ou 2014.

A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) oferta 90 vagas, 45 em Araranguá e 45 em Palhoça. O coordenador do curso de Pedagogia, Jorge Nogared Cardoso, reconhece a importância da iniciativa:

– Em virtude da necessidade de maior qualificação dos profissionais da educação, é fundamental que aqueles que já trabalham na rede pública e nao tenham sua formação plena na área participem do curso.

Sobre o programa

O PARFOR é um programa nacional implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes), em regime de colaboração com as Secretarias de Educação dos estados, do distrito federal, dos municípios e Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Embora a Unisul ofereça os cursos e os espaços físicos, as regras são estabelecidas pela Capes.

Continua depois da publicidade