Para evitar os afogamentos, principalmente de crianças, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina criou em 1998 o Projeto Golfinho. O objetivo é reduzir o número de acidentes com crianças e jovens entre 7 e 15 anos através de trabalho educativo de prevenção e conscientização sobre os perigos do mar, cidadania e meio ambiente.
Continua depois da publicidade
O projeto capacita os participantes a identificar as características naturais do ambiente de praia, a reconhecer os ambientes potencialmente perigosos e a desfrutarem o litoral de forma segura.
As atividades, que são desenvolvidas durante o verão nas praias catarinenses, são divididas em dinâmicas na praia no início da manhã durante uma semana.
Ali eles aprendem sobre sistemas de correntes, ondas e marés, identificam correntes de retorno ou repuxo, sinalização de bandeiras na praia, ecologia marinha, cidadania e educação ambiental. Os alunos ganham camisetas-uniforme e no final recebem um certificado.
Continua depois da publicidade
Em Itajaí o projeto inicia dia 18 e em Balneário Camboriú os trabalhos começaram na última segunda-feira no posto central. Crianças entre 9 a 13 anos poderão se inscrever.