Jovens e adultos de Joinville que não concluíram os estudos na idade própria podem retornar às aulas com o programa ‘Educação de Jovens e Adultos (EJA)’, da Secretaria de Educação da cidade.
Continua depois da publicidade
A Educação de Jovens e Adultos é direcionada às pessoas, a partir dos 15 anos completos, sem limite de idade, que queiram se alfabetizar ou que não concluíram o ensino fundamental.
Segundo levantamento da Secretaria da Educação do município, 109 mil joinvilenses não concluíram o Ensino Fundamental e nove mil são analfabetos.
Em Joinville, o programa oferece a Educação Básica do 1º ao 9º ano. No Presencial 1º Segmento (1º ao 5º ano), assim que o estudante estiver alfabetizado, ele é encaminhado a um dos programas seguintes dos anos finais do Ensino Fundamental, o 2º segmento ou a telessala.
O presencial 2º segmento (6º ao 9º ano) é anual e está dividido em dois períodos que compreendem: 6º e 7º anos e 8º a 9º anos, respectivamente, com cinco professores lecionando as disciplinas.
Continua depois da publicidade
A outra opção que o aluno pode escolher são as telessalas, também de 6º a 9º ano. O curso tem duração de dois anos e o aluno faz as disciplinas gradativamente, até sua conclusão.
– As aulas são lecionadas por pedagogos e são dadas por disciplina, onde os alunos podem participar a partir da iniciação de uma nova disciplina – explica a coordenadora do programa, Josiani Souza Machado.
O programa atende aproximadamente 1,9 mil pessoas, em 84 turmas distribuídas em Joinville. Ao todo, são 23 escolas municipais e oito extensões com a EJA. As aulas são realizadas no período da noite, porém o objetivo da Secretaria de Educação é atender também durante o dia, em razão de trabalhadores que não podem frequentar as aulas por causa do conflito de horários.
Para quem tem interesse em se formar no ensino fundamental pode ligar em um dos números: 3431-3053/ 3431-3025.
Continua depois da publicidade