Até 6 de novembro seguem abertas as inscrições para o Rumos Itaú, atualmente o mais importante programa de fomento à pesquisa, arte e cultura brasileiras. Na edição passada, realizada em 2013/14, foram contemplados 101 projetos entre 15 mil inscritos em todo o Brasil, com o valor total de R$ 13 milhões – a de 2015/16 contará com R$ 15 milhões. Seis catarinenses estão entre os selecionados, número significativo comparando-se o tamanho da produção de Santa Catarina nas áreas em relação a outros de Estados brasileiros. O programa é um modelo bem-sucedido de como investir em cultura é benéfico para a formação da identidade do país e – do ponto de vista estratégico – para empresas ou instituições, que além do financeiro têm um retorno de imagem incomensurável.
Continua depois da publicidade
Leia as principais notícias do dia em Santa Catarina
Nove atrações para curtir no fim de semana pelo Estado
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
SANTA CATARINA NO RUMOS
Na edição passada, Santa Catarina teve 525 projetos inscritos, dos quais seis foram selecionados (confira ao lado). Um deles foi Protocolo Elefante, do Cena 11, companhia de dança contemporânea de Florianópolis. No primeiro semestre de 2015 estreará a obra realizada ao longo dos dois últimos anos. Foi um tempo de pesquisa em que a companhia imergiu na desconstrução identitária, separação e isolamento para, no reencontro, reinventar sua identidade como grupo.
Continua depois da publicidade
– O Rumos é para o país inteiro. Quanto mais programas como esse, melhor. Não só porque dá dinheiro, mas pelo perfil de apostar em projetos de pesquisa. Aqui em Santa Catarina a Lei Estadual de Incentivo não funciona. Existe o edital Elisabete Anderle, mas os editais são apenas uma ponta. O que faz falta é uma política pública voltada para a cultura – opina Karin Serafin, bailarina do Cena 11.
A companhia catarinense tem 22 anos de trajetória, é uma das mais respeitadas no Brasil e tem sua história atravessada pelo Rumos. O bailarino, pesquisador e diretor Alejandro Ahmed já participou inclusive da comissão de seleção do programa.
– É um modelo que coloca a sociedade em acesso à produção de conhecimento, não só ao produto artístico final, em que as pessoas vão lá, assistem e voltam para casa. Elas são parte do processo. Não acontece e depois morre. Amplia a qualidade de absorver conhecimento e a capacidade crítica. Dá a elas a autonomia para consumir arte – defende.
Continua depois da publicidade
Para Ahmed, porém, é preciso ir além do mero consumo:
– Há muitos eventos que são gigantes, mas que não deixam legado. É só transitório. Não permite transversalidade com o público. Estamos bem longe disso aqui em Santa Catarina e em Florianópolis. Na área da cultura as coisas podem acontecer ainda abaixo da linha técnica, infelizmente – conclui.
Outros projetos do Estado
– ALMOFADA DE PENAS, de Joseph Spencker Nys (Florianópolis)
Curta-metragem de animação stop motion para adultos. O roteiro adapta conto do uruguaio Horacio Quiroga, e o foco da linguagem é gerar um suspense sobrenatural. O filme faz uso de bonecos com sistemas especiais para garantir a expressividade.
– SEMINÁRIO BRASILEIRO DE IMPROVISAÇÃO MUSICAL, da Base Cultural Produções (Florianópolis)
Realização do seminário em Florianópolis com a participação de músicos, críticos musicais e doutores em música. Reuniu, no mês de abril, instrumentistas, com programação que incluiu apresentações, palestras e workshops de improvisação.
Continua depois da publicidade
– JARDIM DE PASSAGEM, de Teresa Marua Siewerdt (Rio do Sul)
Está atualmente em exibição na Mostra Rumos, em São Paulo. É o resultado da performance realizada no metrô da capital paulista: em cada uma das estações, no horário combinado, performers embarcaram no mesmo vagão com um vaso de planta, formando um jardim dentro do trem.
– TUBO DE ENSAIO. COMPOSIÇÃO [INTERSEÇÕES + INTERVENÇÕES], de Jussara Janning Xavier (Florianópolis)
Propõe a realização de interseções entre as artes e áreas de conhecimentos e intervenções artísticas ao longo de 2015, em que artistas e pesquisadores parceiros compartilham procedimentos de composição, resultando em um livro.
Continua depois da publicidade
– NA TELA RÚTILA DAS PÁLPEBRAS, de Josely Maeria Biscaia Vianna (Florianópolis)
Publicação digital em português e inglês de textos autorais, além da criação de uma série de desenhos. Para a execução foi feita uma expedição aos Campos Gerais do Paraná, local que abriga lendários caminhos históricos.
Inscrições pelo site
Podem ser inscritos no Rumos Itaú Cultural projetos de todas as áreas de expressão e iniciativas híbridas, sem limitação dos campos de investigação, com liberdade para artistas, produtores e pesquisadores definirem as regras de produção e apresentação de seus trabalhos. As propostas estão organizadas em três grandes campos: criação e desenvolvimento (concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais), documentação (organização e preservação de acervos relacionados à arte e à cultura brasileiras) e pesquisa (desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras), definidos para facilitar o processo de inscrição.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 6 de novembro, no site rumositaucultural.org.br. Os contemplados serão divulgados em maio de 2016.
Continua depois da publicidade