No corredor do bloco C da Católica SC, a quarta-feira foi embalada por um ritmo diferente. As notas de diversos gêneros musicais se uniam à risadas e passos das 70 crianças que fazem parte do programa Sonho de Férias. Por três dias, eles integram as atividades deste projeto, organizado pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e pelo 14º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina e que está em sua 12ª edição. Os pequenos, todos da escola Vitor Meirelles, do bairro Três Rios do Norte, trocam seus dias de férias por três dias de diversão e aprendizado.

Continua depois da publicidade

:: Leia mais notícias de Jaraguá do Sul e região ::

No Sonho de Férias, as crianças são levadas ao conhecimento fora de aula. Priscila Stumpf, da Acijs, conta que um dos principais objetivos é propiciar uma gama ampla de ações, que são tanto de recreação quanto de apresentação: entidades e suas funções são explicadas aos pequenos. No primeiro dia, foi a Católica SC que abriu as portas para recebê-los – a instituição é parceira desde o começo do trabalho. O dia foi intenso: em grupos, os alunos revezaram-se entre oficinas de artesanato, de pintura e apresentações musicais de membros do Música Para Todos, da Scar. Contação de história e informática também completam o primeiro dia.

Na quarta-feira, 35 acadêmicos ajudaram no trabalho com as crianças, como monitores. Outros estudantes da Católica revezam-se nos demais dias do projeto, que envolverá 90 universitários. Entre eles, uma aluna resgatou lembranças passadas. Aluna de direito, Maiara do Rosário Bellettini, 21, participou do Sonho de Férias anos atrás. Na época, porém, como aluna da escola Luiz Gonzaga Ayroso.

Continua depois da publicidade

– Eu quis participar neste ano por lembrar de quando era criança e estive aqui. E está sendo ótimo _ sorri ela, que irá integrar os três dias de trabalho.

Nesta quinta-feira, os alunos visitam a Acijs e colocarão em prática as funções de alguns dos núcleos da associação. Panificação, automecânica, agências de comunicação e segurança e saúde no trabalho não serão apenas explicados, mas as crianças poderão aplicar conhecimentos na prática: fazer um bolo e montar um motor estão na lista de afazeres. Já o último dia será de atividades cívicas: o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar propõe, assim como a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). Tudo para completar os três dias de projeto com um cronograma pleno de ações.

– O objetivo é ir além da escola e criar contato com entidades e órgãos da cidade, preparando-os para o futuro deles _ conta Priscila.