A prefeitura de Itajaí vai disponibilizar aos moradores da região urbana da cidade um sinal de internet gratuito, permitindo a qualquer cidadão o acesso à internet diretamente do seu computador, sem a necessidade de contratar os serviços de um provedor.

Continua depois da publicidade

O lançamento da “Internet Social” vai acontecer durante solenidade agendada para esta segunda-feira, às 14h, no Salão Paroquial da Igreja de São Cristóvão, como parte integrante das comemorações da semana comemorativa ao 153º aniversário do município.

A “Internet Social” é parte de um programa mais amplo, denominado “Itajaí Digital”, que investiu em tecnologia para ligar todos os órgãos do município por rede de fibra ótica. Foram instaladas três grandes torres de transmissão de sinal de internet, um no teto da prefeitura, outro no Morro Cortado e outro no Morro de São Roque.

Outras 50 antenas foram espalhadas em postos de saúde e escolas do município, cada uma delas retransmitindo o sinal de internet de rádio para uma distância de até três quilômetros em linha reta. Com a disponibilização desta estrutura, basta a qualquer cidadão que tiver um computador em casa instalar uma antena com rádio receptor, captar o sinal e conectar-se à internet.

Apesar de ser uma instalação simples, a recomendação é de que seja feita por um técnico que tem equipamentos adequados e conhecimento do funcionamento de antenas para captar o sinal. Na prática, o sinal da “Internet Social” funciona mais ou menos como os aparelhos de TV, que permitem ao usuário captar um número limitado de canais de TV aberto e, caso o consumidor deseje, pode optar por uma TV a Cabo.

Continua depois da publicidade

No caso da Internet, a diferença está na velocidade de acesso: enquanto a “Internet Social” tem velocidade limitada a 300Kbs, empresas privadas de internet oferecem velocidades bem superior. Outras limitações, além da velocidade, é que o sistema da “Internet Social” vai impedir acesso a sites de pornografia, pirataria ou downloads ilegais.

O programa deve beneficiar diretamente a camada de moradores que pode adquirir um computador com configurações mínimas, mas não pode custear os serviços de acesso à internet por meio de um provedor. Todas as informações sobre os equipamentos necessários para a recepção do sinal, instalação, cadastro e orientações para acessar a “Internet Social” podem ser obtidos pelo site digital.itajai.com.br.