Nunca se falou tanto em condomínios e a importância de capacitar os funcionários que trabalham neles. Um funcionário que se profissionaliza pode auxiliar o condomínio, e muito. Tendo contato com tecnologia e procedimentos rotineiros relativos à sua atividade, enfrenta as diferentes situações que acontecem nos condomínios com mais facilidade.
Continua depois da publicidade
Mais recentemente, vimos a transformação de “zeladores quebra-galho” em profissionais preparados e “porteiros aperta-botão” em controladores de acesso qualificados para identificar ações suspeitas.
A limpeza do condomínio também exige cuidados, especialmente com a escolha de produtos e o treinamento de pessoal.
Há alguns anos atrás a figura de síndico se distinguia por senhores ou senhoras aposentados, que tinham tempo disponível para dedicar-se ao condomínio. Recentemente essas figuras começaram ser substituídas por jovens empresários que, com conhecimentos administrativos, colaboram para o andamento da vida condominial.
O processo não parou por aí. O que estamos vivenciando atualmente é uma profissionalização do cargo. Onde já tínhamos a figura da administradora e do zelador, agora também temos a figura do síndico profissional.
Continua depois da publicidade
Este síndico, se bem preparado, torna o condomínio mais seguro, mais harmonioso para moradores e visitantes, diminui custos desnecessários, minimiza riscos de ações judiciais e em especial valoriza o patrimônio de todos.
Importante: o sindicato dos empregados em empresas de compra, venda, locação e administração de imóveis residenciais e comerciais – Secovelar, de Balneário Camboriú – oferece cursos de profissionalização para zeladores e porteiros.
Giovanna Menegatti – Gestora de Condomínios/Síndica Profissional