Uma profissional da saúde foi afastada porque, segundo a prefeitura de Camboriú, teria aplicado vacina contra Covid-19 de forma incorreta em uma idosa em um drive-thru montado na Policlínica local. O fato ocorreu nesta segunda-feira (5), feriado municipal, e foi filmado pelo neto da mulher de 90 anos que receberia o imunizante.

Continua depois da publicidade

> Receba todas as notícias de Camboriú e região no seu WhatsApp. Clique aqui.

De acordo com a prefeitura, o caso não será investigado pela polícia, pois já teria sido comprovado como “equívoco”. Em nota, o município lamentou o ocorrido, que disse ser “inadmissível”.

No vídeo, é possível ver que a vacinadora se posiciona para aparecer aplicando a dose. Da primeira vez que ela injeta a agulha na pele da idosa, não pressiona a seringa para que o imunizante entre no organismo. Ela percebe o erro e faz aplicação novamente, desta vez, aplicando a dose e mostrando a seringa vazia para a câmera.

De acordo com prefeitura, a mulher que apliou a dose ainda não é formada. Ela estava atuando como estagiária de Técnica em Enfermagem e tinha formatura prevista para maio deste ano. Ainda segundo a prefeitura, é permitido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) utilizar estagiários na vacinação.

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira, cerca de 450 pessoas foram vacinadas em Camboriú. O caso está com a assessoria jurídica e também na área de recursos humanos da Secretaria da Saúde do município.

Confira a nota divulgada pela prefeitura

“A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, vem a público esclarecer sobre o fato ocorrido durante a vacinação contra o Covid-19 em um drive-thru montado na Policlínica, envolvendo uma profissional da saúde e que está circulando nas redes sociais.

Primeiramente se faz necessário enfatizar que a Saúde de Camboriú atua com muita responsabilidade e preza por total transparência em todas suas ações. Todos os profissionais são treinados e supervisionados. Neste ato específico de vacinação contra o Covid-19 é seguido sempre o protocolo que prevê que o profissional mostre a seringa antes e após a aplicação da dose da vacina, assim como pôde-se observar a própria profissional fazendo no vídeo. Assim que ela percebeu o erro aplicou a dose.

No entanto, tal equívoco é inadmissível, por isso, a Secretaria lamenta o ocorrido e informa que todos os procedimentos legais cabíveis foram tomados e a profissional em questão foi afastada das atividades até que seja totalmente apurados os fatos.

Continua depois da publicidade

As equipes de vacinação estão trabalhando incansavelmente para manter todas as etapas de imunização e conseguir atender a grande demanda, tanto que Camboriú conseguiu avançar bem nas etapas e hoje estão sendo imunizados idosos com mais de 65 anos.”