Desde os primórdios da humanidade, de algum forma, tinha-se presente, atividades essenciais à Logística como a conhecemos hoje em dia. O homem precisava armazenar, cuidar e transportar seus víveres, suas ferramentas, visando vencer todas as adversidades e garantir a sua sobrevivência. O tempo passou a tecnologia evoluiu enormemente, e o homem faz as mesmas coisas de forma “melhorada”, mas em um cenário bastante complexo.

Continua depois da publicidade

Então, verifica-se que para a manutenção da vida e das cidades, tem-se sempre a necessidade da aplicação da Logística. A prática necessária é realizada por um profissional que tem competência definida para tal. Ele sabe planejar, implementar e controlar os fluxos físicos, financeiros e de informações que existem para disponibilizar os produtos e serviços que os clientes tanto desejam.

Ele consegue otimizar o uso dos recursos (escassos e finitos), minimizar os custos e melhorar o nível de serviço prestado. Ele consegue atender as necessidades dos clientes, e imprimir diferencial competitivo para as empresas e para o país.

Para homenagear este profissional uma data foi escolhida. O dia 6 de junho foi eleito para comemorar o trabalho e os esforços do profissional de Logística. Dia ao qual se atribui um dos maiores movimentos logísticos já ocorrido na história moderna e que teve impacto fundamental no destino da humanidade, que foi o desembarque das forças aliadas na Europa, ao término da II Guerra Mundial, imortalizado como o “Dia D”.

Assim, neste dia, queremos mais do que lembrar, queremos evidenciar a importância deste profissional para o desenvolvimento econômico e social do país. Aos acadêmicos de Logística da Univali, futuro profissional de Logística, e a todos que se dedicam às profissões ligadas à logística, parabéns.

Continua depois da publicidade