Procurando chamar a atenção de recrutadores em meio a dezenas de currículos, os profissionais apostam em formatos diferenciados e criativos. Há customizações desde a diagramação e cores até o formato. Nos Estados Unidos, candidatos a vagas de emprego já fizeram livreto, vídeos, mapa online e até jogo de videogame.

Continua depois da publicidade

A iniciativa é mais comum na área de comunicação e artes, na qual a criatividade é requisitada com frequência. A designer gráfico e de produto Mayara Luz pensou a estética do currículo para que ele revelasse seu estilo de trabalho.

– Consegui muitas entrevistas a partir dele. É um diferencial que as empresas elogiam – diz.

Para ela, o visual elaborado torna a mensagem mais atrativa à leitura. A profissional revela, contudo, que às vezes tem medo de enviar algo mais descontraído porque a inovação ainda tem resistência em muitas organizações.

Continua depois da publicidade

– Não é algo usual e algumas empresas não valorizam – afirma Rose Sussemback, gerente geral da Place Consultoria e RH.

Ela ressalta que a descontração não condiz com cargos que não trabalham com esse tipo de criatividade, como engenheiros e gerentes de operação.

Apesar de estar na área de comunicação, o diretor de criação da Propague, agência de publicidade de Florianópolis, Rogério Alves, afirma que o currículo visualmente diferenciado pode ser prejudicial se o conteúdo não estiver à altura da estética.

Continua depois da publicidade

– Ele aumenta a expectativa de quem o recebe. Houve situações em que o candidato caprichou na criatividade, mas não possuía um bom currículo – conta.

De acordo com Alves, é preciso ter uma ideia muito forte e pertinente para que a estética do documento desempate na escolha entre dois candidatos. Ele acrescenta que até hoje não viu nenhum que atingiu esse objetivo e prefere currículos bem redigidos, diagramados, com as informações organizadas e de fácil leitura.

Profissionais têm receio de ousar

O responsável pela área de RH da Sambba Propaganda, Bernardo Oliveira, no entanto, revela que gostaria de receber currículos em formato diferenciado, mas são poucos que aparecem com esse modelo

Continua depois da publicidade

– As pessoas têm receio de arriscar e acabam mandando coisas bem formais. As empresas querem alguém que tenha personalidade e iniciativa. Ainda continua muito engessado – diz.

De acordo com Luis Abdalla, sócio da consultoria Seja Trainee, a preocupação com detalhes, organização visual, criatividade, comunicação e objetividade são avaliados pelas empresas dentro do grupo das competências estéticas. Um currículo visualmente atrativo pode revelar essas habilidades. Ele ressalta, porém, a importância do foco deste documento, principalmente sobre o público-alvo:

– Um currículo em formato criativo pode ter grande efetividade se você acertar no publico que irá recebê-lo e como deseja que percebam você. Não adianta ter um currículo super criativo se isso não reflete as suas competências principais para a empresa.

Continua depois da publicidade

Dicas para fazer um currículo atraente:

– Garanta um visual condizente: selecione cores, formas e fontes que dialoguem com o mercado onde se pretende atuar. Áreas mais sérias exigem tons sóbrios, fontes tradicionais e formas retas. Profissões menos formais permitem usar diferentes tipos de papel e mais cores. Prefira apenas duas cores, uma para destaques, como títulos e trechos que se quer valorizar, e outra mais discreta e de leitura agradável para texto mais denso

– Organize o conteúdo em blocos para construir um fluxo de leitura. Informações correspondentes ou similares devem permanecer próximas e a mudança de assunto deve ser bem marcada, seja por um elemento gráfico como uma linha ou um simples espaço maior entre os textos.

– Imagem com qualidade: se você optou por incluir uma foto, certifique-se de que, além da postura, expressão e roupas condizentes com o mercado de atuação, a imagem tenha boa qualidade e resolução

Continua depois da publicidade

– Tenha cuidado com os erros de português. Eles costumam desclassificar os candidatos com frequência. Garanta que o currículo especifique seus objetivos, resumo de competências e resultados obtidos nas empresas onde atuou. Um currículo completo e objetivo é mais importante do que um documento criativo.

Fonte: Camila Laguzzi, coordenadora da La Gracia design e Carmen Silveira, diretora da Work Advantage Recursos Humanos