A reportagem Os arquivos secretos do Coronel do DOI-Codi foi a grande vencedora do Prêmio Jayme Sirotsky, que reconheceu os melhores trabalhos de profissionais e veículos do Grupo RBS em 2013. A homenagem, concedida aos repórteres de Zero Hora José Luís Costa, Humberto Trezzi, Nilson Mariano e Marcelo Perrone, e aos demais destacados no Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento ocorreu na noite desta segunda-feira, em Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
Publicada por ZH em novembro de 2012, a reportagem revelou ao país episódios sombrios do período militar, como a confirmação da passagem do deputado Rubens Paiva pelo órgão da repressão no Rio de Janeiro e a participação dos militares nas explosões do Riocentro.
O trabalho, que conquistou também o Prêmio Esso de Jornalismo 2013, exigiu grande esforço de pesquisa e persistência dos repórteres. As informações partiram de arquivos do coronel da reserva do Exército Julio Miguel Molinas Dias, chefe do DOI-Codi no Rio nos anos 1980, morto em tentativa de assalto em Porto Alegre, em 2012.
Participaram da seleção do Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento de 2013, concedido desde 2004 aos profissionais que se destacam na empresa, 946 trabalhos de 40 unidades. Destes, foram selecionados os melhores em 16 categorias. Entre estes finalistas, foram escolhidos os vencedores do Prêmio Jayme Sirotsky.
Continua depois da publicidade
REPORTAGEM DE JORNAL
– Os arquivos secretos do Coronel do DOI-Codi*: José Luís Costa, Humberto Trezzi, Nilson Mariano e Marcelo Perrone (ZH)
REPORTAGEM DE TV
– Denúncia Duduco: Sarah Castro, Edivaldo Dondossola e equipe do Jornal do Almoço (RBS TV SC)
REPORTAGEM DE RÁDIO
– As jornadas de protestos de junho: Cléber Grabauska, Daniel Scola e equipes (Rádio Gaúcha)
REPORTAGEM MULTIMÍDIA
– Império da Areia – A dragagem que mata o Jacuí: Renata Colombo e Fábio Almeida (Rádio Gaúcha e RBS TV RS)
JORNALISMO INVESTIGATIVO
– Pedágio sob Suspeita: Joice Bacelo, Guilherme Mazui, Jeferson Cioatto e Ronald Baptista, Thaís Andrioli e Sávio Milani (Diário Catarinense, Sucursal de Brasília e RBS TV SC)
Continua depois da publicidade
COBERTURA
– Atentados em Santa Catarina: Diogo Vargas, Felipe Pereira, Roelton Maciel, Dagmara Spautz, Marcone Tavella, Jefferson Douglas, Chico Vargas, Carlos Alberto Ferreira e equipes (veículos de Santa Catarina)
FOTO
– Fumaça tóxica: Salmo Duarte (A Notícia)
IMAGEM TV
– Destruição Banrisul: Fábio Almeida (RBS TV RS)
DESIGN IMPRESSO
– Ponta do Coral: Fábio Nienow, Ronald Baptista, Renato Nascimento, Cristiano Santos, Sâmia Franz e Ivan Rodrigues (Diário Catarinense)
ARTE
– Vinheta Histórias Extraordinárias: Ronaldo Sabin e Jean Presser (RBS TV RS)
ARTE DIGITAL
– Videografismo – A história da dívida pública do RS: Juliana Bublitz, Michel Fontes, Letícia Coimbra e Bruno Alencastro (ZH)
Continua depois da publicidade
NOVAS LINGUAGENS
– Kzuka Dia do Rock: Fê Cris Vasconcellos, Carina Kern, Gustavo Broch, Thiago Medeiros, Bruna Nervis, Maria Couto, Rafael Rodrigues, Cristina Sturm (Kzuka)
SACADA
– Pergunta para o Guerrinha: Adroaldo Guerra Filho, Leonardo Oliveira, Amanda Munhoz, Juliana Mello, Tiago Rech e Lisiane Lisboa (Diário Gaúcho)
INOVAÇÃO
– Ao Pé da Letra: Patrícia Rocha, Fernando Corrêa e equipe do Segundo Caderno (ZH)
ENTRETENIMENTO
– BAH! Um programa muito gaúcho!: Silvio Barbizan, Rosana Orlandi, Fernando Alencastro, Gino Basso e equipe (RBS TV RS)
Continua depois da publicidade
RELAÇÃO COMUNITÁRIA
– 100 anos do Hospital Pompéia: Eliane de Brum e equipe (Pioneiro)
*Vencedor do Prêmio Jayme Sirotsky