O desempenho abaixo da meta de Florianópolis na campanha de vacinação contra a gripe neste ano se deve, em boa medida, aos próprios profissionais de saúde. Eles foram os que menos se vacinaram dentro do grupo prioritário.

Continua depois da publicidade

Segundo o secretário de Saúde da Capital, Carlos Alberto Justo da Silva, em entrevista à Rádio CBN Diário, apenas 37% dos profissionais de saúde se vacinaram durante a campanha nacional de imunização.

Nos números gerais, incluindo todos os grupos prioritários, 61,21% tomaram a dose em Florianópolis, o pior desempenho entre as maiores cidades do Estado. A meta era alcançar 90% .

Ainda de acordo com o secretário, a baixa procura dos profissionais de saúde é algo que geralmente ocorre na campanha de vacinação contra a gripe, mas neste ano o alcance ficou abaixo da média.

O público-alvo da campanha inclui ainda gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, crianças menores de seis anos, idosos, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da área da saúde, professores e povos indígenas.

Continua depois da publicidade

Doses que sobraram continuam à disposição

Até a tarde desta terça-feira (5), ainda havia 2.500 doses disponíveis nas unidades de saúde da Capital. A campanha terminou oficialmente na última sexta. Agora, a vacina está disponível para todas as pessoas. É possível se vacinar em todas as regiões da cidade.