Mais rigor na fiscalização é um dos caminhos que devem ser seguidos pelas autoridades de trânsito para prevenir acidentes com cargas perigosas, na região da Serra Dona Francisca. A orientação está sendo repassada em curso para prevenção de acidentes com cargas perigosas nesta quinta e sexta-feira, na sede administrativa da Estação de Tratamento de Água do Cubatão, em Pirabeiraba.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

>> O que você acha da lei que pode proibir a circulação de caminhões com carga perigosa na Serra Dona Francisca?

A iniciativa de trazer orientações para os profissionais da segurança no trânsito foi do grupo gestor de emergências da Serra Dona Francisca, em parceria com a Secretaria de Proteção Civil e Segurança (Seprot). Participam do evento a Defesa Civil estadual e municipal, agentes de trânsito, guardas municipais, bombeiros voluntários, bombeiros militares, polícia ambiental, polícia rodoviária e integrantes do conselho regional de química.

O objetivo é criar um grupo de capacitação para realizar a fiscalização preventiva no transporte perigoso dentro do município. A primeira ação, conforme detalhou o coordenador da Área de Prevenção da Seprot, Maiko Richter, será a formação de um grupo técnico de trabalho que ficará responsável pela elaboração do planejamento estratégico do plano. De acordo com o calendário inicial, o simulado de campo deve ocorrer em outubro.

Continua depois da publicidade

Durante os dois dias de capacitação, o gerente da Área de Produtos Perigosos da Defesa Civil do Estado, Almir Vieira, fala sobre legislação no trânsito, características dos veículos que conduzem cargas perigosas, fiscalização, parcerias no controle e ações a serem desencadeadas para prevenir acidentes.

A capacitação em fiscalização no transporte de produtos perigosos foi um dos temas da reunião do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), realizada no dia 15 de abril, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR).

Maiko Richter explica que uma das preocupações é com acidentes que envolvam cargas perigosas numa região inserida na Área de Preservação Ambiental (APA).

Continua depois da publicidade

– Qualquer tipo de acidente que ocorra nesta região pode afetar o meio ambiente, por isso os cuidados e a fiscalização devem ser redobrados.

Richter informou ainda que a sequência de acidentes ocorridos na região motivou a iniciativa da Defesa Civil em desencadear estas ações preventivas.

– A intenção também é de estender este tipo de controle para mais áreas da cidade.