Com a onda de frio que tomou conta do Estado, chegar em casa geralmente proporciona a melhor fase do dia. Afinal, o aconchego do lar remete ao calor, sensação que da porta para fora está bem difícil de encontrar. Se a ideia é adaptar a residência para deixá-la mais quentinha, não se assuste, pois seguindo algumas dicas de profissionais o trabalho será fácil e não vai doer no bolso.
Continua depois da publicidade
De acordo Carlos Alberto Barbosa Souza, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Univali de Itajaí, tapetes, cortinas e carpetes retém calor, e portanto, deixam os ambientes mais quentes. Além disso, fechar as frestas com tecidos ou papéis também pode ser uma alternativa.
– Uma opção é colocar toalhas nas frestas embaixo das portas para evitar que o frio entre – explica.
O profissional também orienta que em tempos mais frios, a sala de jantar pode até ser aposentada e as refeições devem ser feitas na cozinha, pois o calor da preparação dos alimentos ajuda a deixar o ambiente mais agradável e aconchegante. Quem optar pelos aquecedores, por exemplo, não deve esquecer de umedecer o local, pois o calor resseca o ar e isso prejudica a pele e a respiração.
Continua depois da publicidade
– Dá para colocar uma bacia com água ou toalhas úmidas para que o aquecedor não resseque o ar – ensina.
Para quem pensa em investir um pouco mais, pode optar pelas lareiras portáteis que funcionam com etanol e custam de R$ 300 a R$ 3 mil, de acordo com Souza. Elas dão efeito decorativo e aquecem o ambiente. Porém, ele alerta que é bom pensar bem na hora de adquirir uma pois, como as ondas de frio no Litoral costumam durar menos do que em outras partes do Estado, o consumidor pode comprar um objeto que terá pouca utilidade.
A arquiteta Vanessa Schmidt, de Balneário Camboriú, lembra que alguns detalhes na decoração ajudam a deixar as casas mais aquecidas.
Continua depois da publicidade
– Uma ideia é usar mantas de pele ou tricô e as almofadas revestidas com pelos. Elas aquecem mais e deixam o ambiente bonito.
Outra opção é caprichar no uso de velas. Cachepôs, lamparinas e candelabros podem ser espalhados pela casa. A arquiteta explica que a iluminação faz um efeito psicológico que ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante e assim, com uma sensação de mais quentinho.
Quem pensa em fazer uma reforma em casa ou até mesmo construir uma nova, pode usar materiais que deixam os ambientes menos gelados. Carlos explica que há revestimentos termoacústicos, além de telhas especiais e pisos térmicos.
Continua depois da publicidade
Outro cuidado é com as paredes, para impedir a saída do calor e a entrada do frio, os tijolos devem ser posicionados na horizontal.