Profissionais de saúde fizeram um ato no Centro de Florianópolis nesta quarta-feira (7) para lembrar o Dia Mundial da Saúde. Organizado por várias entidades ligadas ao setor, a manifestação ocorreu na escadaria da Catedral entre o meio-dia e às 13h.

Continua depois da publicidade

> Brasil registra três mortes por Covid-19 a cada minuto no pior dia da pandemia

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

O foco da manifestação foi o pedido por mais vacinas, o luto pelos mortos na pandemia e também a valorização do SUS. Os manifestantes vestiram roupas brancas e usaram máscaras. O ato também reinvidicou melhores condições de trabalho e segurança para os profissionais de saúde.

Na escadaria da Catedral, o grupo espalhou cruzes com o nome de vítimas da Covid-19, entre eles profissionais da saúde e professores da UFSC.

Continua depois da publicidade

O evento foi convocado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde-SC), Conselho Estadual de Saúde (CES), Sindicato dos Farmacêuticos (SindFar) e Sindicato dos Professores das Universidades Federais de SC (Apufsc Sindical).

– A situação é dramática e é importante que os profissionais de saúde e a população reajam e demonstram a importância de reivindicar uma ação mais efetiva dos governantes, dos secretários de saúde do estado e do município, e do Ministério da Saúde, de modo muito mais significativo para que a gente tenha um controle da pandemia – disse a professora do Departamento de Enfermagem da UFSC e uma das organizadoras do evento, Denise Pires.

Leia mais

Mais de 400 profissionais da saúde pediram demissão em SC durante a pandemia

Profissional de saúde mostra rotina atendendo pacientes na linha de frente da Covid-19

Após flagrar paciente com Covid-19 na rua, profissional de saúde de SC faz apelo em áudio