A transformação digital e seus impactos na profissão da contabilidade estarão entre os focos do Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), o maior evento contábil do Brasil, que será realizado a partir deste final de semana no município catarinense de Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), a 21ª edição do evento ocorre no Centro de Eventos de BC entre os dias 8 e 11 de setembro, e a expectativa da organização é receber sete mil pessoas, sendo seis mil profissionais da contabilidade e demais palestrantes e expositores.
O evento é um ponto de encontro para os profissionais da área que buscam inovação, conhecimento e networking. O Centro de Eventos possui uma área de mais de 30 mil m², que permitem atividades nos pavilhões de exposições, salas de reuniões, auditórios e áreas de suporte.
Com o lema “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”, o congresso vai debater Inovações tecnológicas, ética na profissão e transformação digital. A programação contará com mais de 50 paineis e 260 atividades técnicas. Os participantes terão acesso a debates, trilhas temáticas e fóruns, conduzidos por mais de 300 palestrantes e expositores brasileiros e do exterior.
O Congresso Brasileiro de Contabilidade é realizado a cada quatro anos, reunindo nomes de destaque na área contábil nacional e internacional e atraindo um número mais expressivo de participantes. Na 20º edição, realizada no ano de 2016 em Fortaleza (CE), cerca de 7 de pessoas trocaram experiências e trouxeram insights valiosos sobre atuação profissional, normas contábeis, atualização tecnológica, mecanismos que garantem a ética e procedimentos de excelência para evolução constante da profissão. O encontro não ocorreu em 2020 em razão da pandemia de covid-19.
Continua depois da publicidade
Nesta edição, entre os destaques da programação estão profissionais de referência, empresários bem-sucedidos e cases de sucesso, como Dan Cockerell, ex-vice-presidente do Magic Kingdom do Walt Disney World; Pedro Janot, ex-presidente da Azul Linhas Aéreas; Rachel Maia, CEO da RM Consulting; Geraldo Rufino, empreendedor; e Gil Giardelli, estudioso da sociedade em rede e inovação radical.
Serão debatidos temas como reforma tributária, blockchain e criptoativos, governança municipal, inteligência artificial e seus impactos na profissão. Ainda, o evento vai tratar de estratégias de governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês), liderança e gestão, taxação de remessas internacionais, contabilidade nas eleições, empreendedorismo, estratégias para o combate à lavagem de dinheiro, o papel do contador para promoção da educação financeira e atuação do profissional em perícia contábil. Na pauta, ainda estão as principais mudanças com a revisão na legislação relacionada a licitações e contratos.
Os assuntos que serão debatidos no Congresso Brasileiro de Contabilidade são fundamentais para avaliar os rumos da profissão em um cenário de transformação proporcionado pela tecnologia, de acordo com o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, o que requer uma postura ética mais sólida.
– O Congresso é uma oportunidade única para unirmos forças e discutirmos como podemos nos adaptar a essas mudanças sem perder a essência da nossa profissão, que é servir à sociedade com responsabilidade e transparência – reforça o presidente do CFC.
Continua depois da publicidade
Além das palestras, o evento também vai usar tecnologia para interação dos participantes, por meio de um aplicativo exclusivo, que reúne todas as informações necessárias, tanto para palestrantes quanto para quem vai assistir às exposições.
Feira de negócios, apresentação de trabalhos e exposição literária
A tradicional Feira de Negócios ocorre de forma paralela ao Congresso, apresentando soluções tecnológicas e fomentando o networking entre os participantes do evento. Os participantes da feira poderão apresentar seus produtos e serviços para milhares de participantes do evento que é referência para os profissionais de contabilidade de todo o país, além de representantes de instituições e empresas interessados em buscar tendências que possibilitem geração de negócios.
– Mais do que promover a interação entre os presentes, queremos ressaltar a relevância das inovações no mercado contábil atual. Por esse motivo, teremos também a Feira de Negócios, que apresentará as mais modernas ferramentas e as soluções digitais adequadas para os problemas e desafios da contabilidade. Com essa troca de experiências e networking, queremos intensificar a conexão entre profissionais da área em todo o país – completa Júnior.
A grade de apresentação e trabalhos abordará dezenas de assuntos, entre eles sistema de informação de custos, novas diretrizes curriculares, transformação contábil na era da inteligência artificial, o papel do contador como mediador judicial, solidez fiscal dos entes subnacionais. Além disso, serão tratados os reflexos da reforma tributária na profissão de contador, além de análise das demonstrações contábeis e indicadores patrimoniais, financeiros e orçamentários.
Continua depois da publicidade
A inclusão também é uma das prioridades do evento e, por isso, o encontro contará com exposição literária exclusiva para obras de autores com deficiência. O evento terá ainda trilhas específicas para jovens profissionais, como o II Fórum Brasil de Jovens Lideranças Contábeis, que abordará temas como inovação, empreendedorismo e soft skills, habilidades fundamentais para os novos contadores.
De acordo com o presidente da entidade, levar o debate sobre o lema do evento é fundamental, tendo em vista que esses profissionais vão moldar o futuro da contabilidade, em um mundo cada vez mais digital e interconectado.
– Ao integrar essas dimensões desde o início de suas carreiras, os jovens podem desenvolver uma visão abrangente e responsável da profissão, compreendendo não apenas a importância da tecnologia, mas também o impacto ético e humano de suas ações – conclui.
O Congresso Brasileiro de Contabilidade proporciona a oportunidade de conexão com colegas da profissão, especialistas renomados, acompanhamento de tendências, inspiração em cases de sucesso e participação de workshops e palestras transformadoras. Além disso, os participantes do evento podem descobrir novas ferramentas e tecnologias, além de buscar evolução constante na profissão.
Continua depois da publicidade