Uma carreira em publicidade e propaganda não é construída apenas nos setores de criação e arte de agências. A ideia de que publicitários são pessoas criativas e “descoladas”, que passam o dia tendo sacadas geniais para comerciais de tevê não corresponde à realidade desses profissionais.

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Antes de chegar à criação de uma peça publicitária em si – um vídeo, banner ou anúncio – é preciso traçar todo um planejamento para atender às necessidades de comunicação do cliente, o que começa com muita pesquisa sobre o mercado e o consumidor de um determinado produto.

De acordo com a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Univali, em Itajaí, Giovana Pavei, as universidades hoje formam publicitários que tenham uma visão contextualizada e integrada da comunicação, e que trabalhem em parceria com profissionais do design, jornalismo, relações públicas e marketing. Jean Milezzi, que atua na produção de animações e vídeos no Grupo Media Effects, em Florianópolis, reforça o perfil do publicitário como um estudioso da sociedade. Acompanhe mais informações sobre a área.

Assista ao vídeo com o publicitário Jean Milezzi:

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Opções de atuação

Os formados na área podem trabalhar em agências de propaganda, produtoras audiovisuais e de conteúdo digital. Há opções também em veículos de comunicação, nos departamentos de comunicação e marketing de empresas e até mesmo em secretarias públicas de comunicação ou na área de pesquisa.

O que é mais gratificante

O caráter dinâmico da profissão é apontado como uma das principais vantagens da área. A chance de trabalhar com diferentes mídias, como áudio, vídeo, web, animação, e diferentes assuntos faz com que a rotina do publicitário seja dinâmica.

O que é mais difícil

Chegar a um acordo com o cliente a respeito do produto final pode ser trabalhoso. É comum haver divergência de ideias e, nesses casos, o publicitário precisa “convencer” o cliente de que aquele é o melhor caminho. Os prazos e orçamentos restritos também dificultam.

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Do que precisa gostar

O publicitário Jean Milezzi acredita que, para quem pensa em seguir na área, é importante se interessar por cultura em geral e ser bem informado. Ler bastante, assistir a filmes e estar ligado nas tendências ajuda a entender a sociedade e a identificar o que mais interessa às pessoas naquele momento. Saber se expressar verbal ou visualmente e trabalhar em equipe também é essencial. A professora Giovana garante que a criatividade, qualidade tradicionalmente atribuída ao profissional da área, pode ser desenvolvida com o tempo.

Disciplinas e tempo de duração

O curso da Univali, lançado em 1998, tem duração de oito semestres e é oferecido nos turnos matutino e noturno. O atendimento e o planejamento, mais próximos da área de negócios, são trabalhados em disciplinas como pesquisa de mercado e empreendedorismo e gestão em comunicação; e o setor de criação, explorado em matérias como fotografia publicitária e produção gráfica. Disciplinas teóricas e de pesquisa também integram a grade.

Mercado de trabalho

Segundo a professora Giovana, o mercado no Estado em ascensão e Florianópolis oferece uma rede ampla e diversificada de agências e produtoras, que atendem desde clientes locais a grandes marcas nacionais e internacionais. No entanto, as áreas de atendimento, planejamento e de criação digital são carentes em profissionais. Além da Capital, o Vale do Itajaí e Joinville se destacam e cidades do sul, como Criciúma, estão crescendo na área.

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Salário inicial

O Sindicato dos Publicitários, Agenciadores e Trabalhadores em Empresas de Propaganda do Estado de SC (Sinpatep-SC) estabelece o piso salarial por níveis e funções. Para um assistente de criação ou de atendimento, por exemplo, o salário previsto é de R$ 1,3 mil. No caso de supervisores e gerentes de produção gráfica e eletrônica ou de planejamento, o piso é de R$ 1,6 mil.