Moradores do norte da Ilha que não têm condições de pagar um cursinho pré-vestibular particular podem concorrer a uma vaga no Cursinho do Zinga. O curso pré-vestibular totalmente gratuito será oferecido por professores voluntários de Florianópolis, que se uniram para oferecer mais educação à comunidade do norte da Ilha.

Continua depois da publicidade

As inscrições para a seleção vão até sábado (23) e a aula inaugural do projeto será na segunda-feira (25). Para se inscrever é só preencher o formulário online com os documentos pessoais, endereço, profissão e renda. Até o momento, o curso recebeu mais de 150 inscrições.

Serão disponibilizadas 80 vagas com aulas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, na Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses. De segunda a quinta serão lecionadas as matérias cobradas nos vestibulares convencionais e na sexta haverá conteúdo que estimule o pensamento crítico, consciente e criativo, através da arte, dança, música, esporte e debates. O curso vai até o final do ano, antes do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Após o fim das inscrições, a equipe do projeto vai selecionar os alunos com base da renda per capita. Segundo o professor Lucas dos Santos Ferreira, coordenador do projeto, a intenção é dar oportunidade para que pessoas de baixa renda tenham acesso à educação de qualidade.

— Acreditamos que a educação é o único caminho para mudar esta realidade, com tanta violência, perda de valores e da própria democracia — diz Lucas.

Continua depois da publicidade

O grupo conta com cerca de 40 professores, designers e comunicadores voluntários. O Cursinho do Zinga é o primeiro projeto educacional desenvolvido pelo grupo após observarem que não havia iniciativa como esta no norte da Ilha.

Quem quiser se juntar ao grupo e ser um voluntário pode entrar em contato pelo e-mail cursinhodozinga@gmail.com.