Professores da rede federal de ensino básico e técnico suspenderam a greve nacional nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e aceitaram, no último sábado (22), uma proposta de reajuste do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A situação se arrastava desde abril. As informações são do g1

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O fim da paralisação também foi aprovado pelos técnicos-administrativos que integram os IFs e outras unidades de ensino básico, técnico e tecnológico mantidas pelo governo federal.

A decisão aconteceu durante plenária do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Conforme informações da entidade, as propostas de reajuste para as duas categorias foram aprovadas por 89 votos a 15.

O Sinasefe ressalta que a greve dos professores e dos técnicos será suspensa logo após a assinatura dos acordos junto ao Ministério da Gestão e Inovação. A expectativa é que isso aconteça até quarta-feira (26).

Continua depois da publicidade

Além dos IFs, as universidades federais também enfrentam greves de professores e técnicos-administrativos. O governo federal já apresentou propostas às categorias, mas ainda está em análise e negociação. 

As propostas aceitas pelas categorias foram apresentadas e negociadas neste mês pelo governo federal. O acordo aprovado pelos técnicos-administrativos do ensino básico prevê dois reajustes salariais: 

  • 9% em janeiro de 2025
  • 5% em abril de 2026

Há ainda um compromisso firmado para melhorias em relação às remunerações por progressão de carreira. A proposta prevê ainda a criação, em 2026, do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), um benefício que permite a remuneração dos profissionais por titulações acadêmicas.

Leia também

Vestibular unificado da UFSC e IFSC tem quase 20% de ausência neste domingo

Quem eram as duas mulheres mortas dentro de casa em SC; suspeito foi preso

VÍDEO: Caminhão com toneladas de ferro perde controle e usa área de escape na BR-376