Duas frentes de informação e prevenção sobre a gripe A foram abertas na segunda-feira em Joinville. Uma na rede pública de educação, nas escolas. Outra, com empresários da cidade, num encontro na Associação Empresarial de Joinville (Acij).
Continua depois da publicidade
A Secretaria Municipal de Educação promove, até quinta-feira, palestras voltadas para a orientação dos professores e funcionários das escolas. Na segunda, foi a vez de os diretores aprenderem como prevenir a doença e como evitar o medo e o pânico nas instituições de ensino.
Nesta terça, o encontro será específico para professores de creches e centros de educação infantil. Nesta quarta, é a vez de os professores de ciências da rede. A gerente da Vigilância Epidemiológica, Tadiana Moreira, esclareceu algumas dúvidas das diretoras e reforçou os cuidados básicos exigidos na retomada das aulas. Além de manter as salas sempre ventiladas, a orientação é para os professores destacarem a importância da higienização das mãos e instruírem os pais a levarem os filhos em unidades de saúde quando necessário.
O secretário da Saúde de Joinville, Tarcísio Crócomo, participou da reunião da Associação Empresarial de Joinville (Acij), realizada na segunda, para informar os empresários sobre medidas de combate à gripe A. O objetivo foi chamar a atenção quanto à importância da prevenção em todos os setores. Nos próximos dias, a Vigilância Epidemiológica deverá se reunir com o Núcleo de Segurança e Saúde Ocupacional da Acij.
Segundo Tadiana Moreira, é preciso “acionar os serviços de medicina ocupacional das empresas”. Há pelo menos 30 empresas com mais de 500 funcionários em Joinville e todas devem ter algum tipo de ação de conscientização e prevenção com os funcionários. A principal medida, segundo Tadiana, é afastar da empresa todos os funcionários com os sintomas da doença.
Continua depois da publicidade