A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi eleita a oitava melhor instituição de ensino superior do Brasil pelo QS World University Rankings 2024, divulgado nesta terça-feira (13) pela empresa britânica de educação Quacquarelli Symonds (QS) e considerado um dos mais importantes do planeta.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O ranking é dedicado a toda a América Latina, região em que a UFSC foi considerada a 23ª melhor universidade. Na lista do ano passado, a representante catarinense havia tido colocações semelhantes.
O QS World já havia divulgado um outro ranking em junho, mas de caráter global e menos detalhado. Na ocasião, a UFSC era a nona melhor brasileira, empatada com a Universidade de Brasília (UnB), da qual ficou à frente agora na lista com recorte latino-americano.
A nota atribuída a cada universidade para compor o ranking é dividida em oito critérios gerais, cada um com pesos diferentes para se chegar ao resultado final, que vai de 0 a 100 (o da UFSC foi de 68,7 pontos).
Continua depois da publicidade
A UFSC teve melhores desempenhos na proporção de seu corpo docente com doutorado, no nível de cooperação em pesquisas internacionais e em sua presença digital.
Ainda cabe melhora, no entanto, na reputação de formandos da UFSC com empregadores, na quantidade de professores que a universidade conta por aluno e no volume de citações em artigos acadêmicos.
A universidade destacou que a maior parte dos artigos e citações externas que obteve entre 2017 e 2022 tiveram como temática as áreas de medicina e ciências da vida.
As notas da UFSC no ranking das melhores universidades
Critério (peso na nota final) – nota da UFSC
Continua depois da publicidade
- Reputação acadêmica (30%) – 68,4
- Reputação com empregadores (20%) – 20,6
- Proporção de professores por aluno (10%) – 46,4
- Proporção de professores com doutorado (10%) – 99,7
- Citações em artigos acadêmicos (10%) – 51,8
- Cooperação em pesquisas internacionais (10%) – 98,1
- Proporção de artigos publicados pela comunidade acadêmica (5%) – 95,5
- Impacto na internet e presença digital (5%) – 97,4
Desempenho de outras universidades brasileiras
O ranking latino-americano do QS World passou a ser liderado nesta edição por uma instituição brasileira: a Universidade de São Paulo (USP), que trocou de posição com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile, agora na segunda colocação.
Em relação à lista anterior do QS World para a América Latina, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também avançou, pulando da quinta para a terceira colocação.
O top-10 latino-americano ainda conta uma outra brasileira, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que mais uma vez ocupou a oitava posição.
Continua depois da publicidade
A lista incluiu 420 instituições da América Latina. Além da UFSC, a outra catarinense no ranking é a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que ficou entre as posições de número 251 e 300, sem maior detalhamento. Na divulgação anterior, ela estava em uma melhor faixa, a que vai de 201 a 250.
Veja o top-10 de universidades brasileiras
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Estadual Paulista (Unesp)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade de Brasília (UnB)
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Leia mais
Agricultura familiar de SC apoia combate à fome e aguarda repasse federal de R$ 10 milhões
Tensão sobre prisões de SC cresce com lotação, denúncias de tortura e estrutura precária