Mediar leitura é dar um encaminhamento ao aluno de como determinado texto deve ser lido. Quem explica é a representante do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Elaine Oliveira Teixeira, que ressalta a importância de elaborar um plano de leitura, antes de repassá-la ao estudante:
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– A gente tem diversos tipos de textos, como um romance e um jornalístico, por exemplo, mas que são lidos pelos alunos da mesma maneira, e não deveriam. Falta uma mediação, que não é feita por boa parte dos professores, que apenas dizem: leia este texto – ressalta Elaine.
Por isso, o professor deve ler conteúdos diferentes de modos diferentes. Este papel não fica restrito apenas ao docente de português ou de literatura. Mediar a leitura também pode e deve ser uma prática em outras áreas de conhecimento, como a matemática.
Trabalhar enunciados faz parte da mediação
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A representante do Cenpec esclarece que educadores dessa área podem trabalhar principalmente os enunciados, que muitas vezes não vêm bem escritos, o que dá abertura a mal entendidos.
– É aquela piada que corre a internet, do enunciado que diz encontre o X do problema abaixo e o aluno circula a letra X. Não é que aluno não entenda, mas ele faz simplesmente aquilo que o enunciado diz para ser feito – ilustra.
Elaine diz que um professor de matemática, por exemplo, pode explorar os conceitos das operações, como subtração e adição. Os problemas podem mostrar situações que levem o aluno a refletir sobre o cálculo, em vez de simplesmente somar ou subtrair.
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