Quem não lembra das aulas de geografia, quando era ensinado quais eram os países, suas capitais e onde eles se localizavam no globo? Muita gente fica de cabelo em pé só de lembrar que era preciso memorizar todas essas informações.
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Para facilitar a vida dos alunos e fazer com que eles gostem da disciplina, uma professora de Joinville inventou um método criativo. Em vez de decorar, eles desenharam mapas com todos os países em materiais alternativos, como camisas, massinha, comida e até sabonete.
A professora Cláudia Adriana Tenorio de Melo, que dá aulas na Escola Municipal Geraldo Wetzel, no bairro Fátima, sabia que os adolescentes das quatro turmas de 8º ano tinham apreensão quando se falava em mapas.
– É um conteúdo que requer memorização. Isso gera ansiedade nos alunos porque memorizar é uma habilidade que a sociedade atual está perdendo. Temos todas as informações na ponta do dedo, com computador e celular -, disse Cláudia.
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Como o assunto é indispensável para a disciplina de geografia – após aprender a localização, os alunos estudam a situação socioeconômica de cada local -, a educadora deixou os trabalhos tradicionais de lado.
Com o tema “Por um mundo mais criativo”, os estudantes confeccionaram mapas até em caixas de sapato, fronhas de travesseiros e em comida.
– O mapa feito de cuca foi atacado assim que o trabalho foi apresentado, e não sobrou uma migalhinha -, brincou a professora.
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Ana Carolina Corrêa, 13 anos, fez um mapa-múndi com grãos de arroz. Cada continente ganhou uma cor de esmalte.
– Antes, eu não sabia ao certo o nome de todos os continentes, mas agora eu lembro porque penso nas cores com que pintei os grãos de arroz -, disse a menina.
Depois do trabalho, ela tirou uma boa nota na prova oral.
O estudante Richard Heidemann Loh, 13, aprovou o trabalho e também garantiu nota alta. Ele fez o mapa em um pedaço de madeira e colou bolinhas de papel crepom coloridas para simbolizar os países e continentes.
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– Demorei uma tarde inteira para enrolar o papel e colar na madeira. Mas valeu a pena porque ajudou muito a gostar da disciplina -, explicou.
A atividade diferente deixou a professora Cláudia satisfeita com o resultado.
– Ver o prazer dos alunos com os trabalhos apresentados também provoca em mim prazer em continuar ensinando e, principalmente, em estar despertando o interesse deles pela geografia -, observou.
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