Diretores e professores de escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede municipal de ensino de Joinville participaram nesta terça-feira de um ciclo de estudos de prevenção à dengue, à febre chikungunya e ao zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As palestras, realizadas no auditório da faculdade Anhanguera, foram ministradas por médicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e da Secretaria da Saúde de Joinville.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias de Joinville e região
Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Nicoli dos Anjos, aproximadamente cem profissionais da educação participaram do evento.
– Eles serão agentes multiplicadores do conhecimento repassado nesta manhã sobre os perigos e prevenção à dengue – explica.
Para falar sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, a Vigilância Ambiental convidou o médico Evaristo Iglesias. Na segunda palestra, o tema abordado pelo médio Amarildo Molinari foi sobre os cuidados e prevenção às doenças. Na última exposição da manhã, o veterinário Jaime de Matos abordou o tema zoonoses.
Continua depois da publicidade
Prevenção
– Não deixe recipientes que acumulam água ao ar livre.
– Limpe o recipiente antes de guardar, inclusive vasos de plantas. Os ovos do mosquito podem permanecer em ambiente seco durante um ano e quatro meses. O ovo pode eclodir ao entrar em contato com a água, mesmo depois de todo esse tempo.
– Não deixe pneus expostos à chuva.
– Não deixe garrafas expostas à chuva.
– Pratos de vasos de plantas devem ter areia para não acumular água.
– Limpe as calhas.
– Lave plantas que acumulam água uma vez por semana.
– Limpe recipientes da água dos animais uma vez por semana.
– Tampe caixas d’água.
– Cubra lixos e materiais recicláveis.