No ano em que completa 30 anos de magistério, a professora agradeceu o reconhecimento na categoria Escola Particular RS no Prêmio RBS de Educação:
Continua depois da publicidade
– Fico muito feliz pelo reconhecimento no ano que completo 30 anos de magistério. É o coroamento desta etapa profissional da minha vida ser a vencedora dentre tantos projetos bons.
Não bastava apenas fazer com que os alunos decifrassem o que estavam lendo: era necessário que eles fossem capazes de identificar a construção, a ideologia e a intertextualidade de cada obra.Para isso, a professora Suzana Borges da Fonseca Bins, ganhadora do Prêmio RBS de Educação na categoria Escola Particular, fez uma reforma completa no programa de Literatura do Ensino Médio do Centro de Ensino Pastor Dohms, em Porto Alegre.
Em vez de limitar- se à apresentação cronológica das escolas literárias, resolveu aproximá- las do estudante por meio de uma abordagem temática, escolhendo assuntos como amor, sociedade, pátria e identidade.
Continua depois da publicidade
– Recorri a uma série de livros que abordam o que se espera do ensino da literatura.
Peguei tudo isso e mais algumas convicções, além de coisas que já vínhamos fazendo, e fiz o projeto – conta Suzana.
Apesar da alteração no currículo e do novo programa estar em fase de experimentação, a mudança foi muito bem recebida pela diretoria da escola e pelos demais docentes, segundo a atual coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Loiva Glanzel.
Aluna descobriu leitura de clássicos
As escolas literárias e os livros obrigatórios para o vestibular obviamente continuam no programa, sendo oferecidos a partir da metade do Ensino Médio.
Continua depois da publicidade
Mas, como no início do curso os alunos já depararam com textos de diferentes épocas, analisando- os sob aquele viés temático, é mais fácil retornar a alguns desses escritos e discuti- los então sob o enfoque dos movimentos literários.
Com seus roteiros de leitura, aulas inteiras incentivando a participação e a discussão dos temas entre os alunos, e dicas sobre clichês e formas de se descobrir as qualidades literárias em um texto, Suzana ajudou a desenvolver o senso crítico em alunos como Sofia Fatur Kauffmann, de 15 anos.
– Sempre gostei bastante de ler, mas eu não lia muitos livros literários.
Depois que tive aula com a Suzana, mudei totalmente meu gosto e aprendi a ler os livros bons, os clássicos – diz Sofia.
Continua depois da publicidade
Suzana também criou um blog da disciplina, organizou saraus e ainda incentivou os alunos a se tornarem poetas e escritores.