Se você não sabe como manter a rotina de atividades físicas durante a pandemia, aí vai uma dica. O programa de extensão Ritmo e Movimento, mantido pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), produz uma série de vídeos para orientar e estimular as pessoas a fazerem atividades físicas durante o período de distanciamento social causado pelo novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Produzidos semanalmente pelos acadêmicos bolsistas e pela coordenadora do programa, professora Adriana Guimarães, os vídeos são enviados aos participantes do Ritmo e Movimento por aplicativos de celular. Os conteúdos também estão disponíveis aos demais interessados pelo canal da Udesc no YouTube.
Segundo Adriana, o público-alvo da ação envolve quase 200 integrantes do programa. Há vídeos específicos para mulheres em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama, para pessoas com doença de Parkinson e para o público em geral, com idade acima de 18 anos.
Confira uma entrevista com a coordenadora do programa Adriana Guimarães para a CBN Diário
Adriana destaca que o objetivo da ação é ajudar as pessoas a permanecerem ativas fisicamente e mentalmente dentro de casa. Alguns vídeos já divulgados incluem exercícios de alongamento e de força, utilizando objetos que as pessoas costumam ter em casa, como garrafas e almofadas.
Continua depois da publicidade