A professora Laís de Goís Becher Costa, da escola municipal Professora Eladir Skibinski de Joinville, venceu o Prêmio de Incentivo à Publicação Literária, 200 Anos de Independência, realizado pelo Ministério da Cultura. Laís foi a única de Santa Catarina a ganhar o prêmio, que contou com 25 premiados de todo Brasil em vários gêneros literários.

Continua depois da publicidade

Ela receberá o valor de R$ 40 mil para publicação do livro de poesias Autonomia em Brado. A comissão julgadora do prêmio foi composta um grupo de estudiosos em literatura que atuam universidades federais e escritores.

— Minha maior alegria foi estar em meio a autores já consagrados no mercado nacional e editorial — comemora a professora.

Entre os vencedoras estão autores como Marcelo Duarte, escritor da coleção O guia dos curiosos, com mais de 650 mil exemplares vendidos. Laís conta que escreve há cerca de três anos e é a primeira vez que terá algo publicado.

— Apenas o fazia por prazer. Resolvi este ano começar a inscrever meus livros em editais de concursos literários — relata.

Continua depois da publicidade

O livro terá 44 poesias com os temas com escravidão, dizimação dos povos indígenas, violência contra à mulher, café, cana-de-açúcar, política e miscigenação de povos.

— Escrevi sobre a nossa nossa vasta cultura, as praias brasileiras, sobre os estados do Amazonas, Paraná e Minas Gerais, a riqueza da nossa culinária, dentre outros — explica a professora.

Aos escrever as poesias, professora Laís pensou no uso dos textos como material didático para uso com os alunos.

— Espero daqui em diante poder utilizar o Autonomia em Brado como um instrumento com o intuito de auxiliar meus colegas professores a trabalhar com os alunos em sala de aula, explorando a cultura do nosso país de forma curiosa, prática, fácil, engajadora, enriquecedora e até engraçada e emocionante, que são os ingredientes de algumas poesias — conta empolgada.

Continua depois da publicidade