A educadora Carmem Fossari, uma das mais destacadas no campo das artes em Florianópolis e em Santa Catarina, morreu na noite deste sábado. Arte educadora, enredista de escola de samba e professora de teatro, e esteve à frente de diversos projetos ligados à educação como um grupo de teatro que até antes da pandemia se reunia no teatrinho da UFSC. Em seu site, a Universidade Federal de Santa Catarina comunica o falecimento da servidora técnico-administrativa, atriz, dramaturga e poetisa. Carmen tinha 66 anos e teve um infarto fulminante.

Continua depois da publicidade

Fossari foi servidora da UFSC desde 1979, com extensa contribuição na pesquisa e extensão. Concluiu Mestrado em Literatura (1982) e Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2018). Em sua carreira na Universidade,  foi diretora de Espetáculos do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte). Coordenou e foi professora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC, dirigiu e fundou o Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC. O reitor Ubaldo se manifestou:

Carmen Fossari foi vanguarda em tempos de retrocesso. Foi força, em tempos de resistência necessária. Foi alegria irradiante em tempos de decepção. Foi arte, contra a opressão. Foi sabedoria diante de tanta ignorância. Foi propulsora do teatro em contraponto à realidade inimaginável e devastadora. E hoje Carmen é luz em meio a tanta treva.

A poeta, compositora e musicista Denise de Castro lembrou que sempre que tinha um espetáculo dirigido por Fossari tinha a certeza que seria lindo. 

– Infelizmente não nos preparamos para o último ato, ainda mais quando chega sorrateiro e na madrugada – escreveu.

Continua depois da publicidade

A cerimônia de despedida será das 14h30min às 16h30min na Capela do Vaticano, no Cemitério São Francisco, no Itacorubi.

Maestro Jeferson Della Rocca, da Camerata Florianópolis, homenageou a amiga Fosssari com uma poesia com a qual ela o presenteou. Ao lamentar a morte, disse que é uma grande perda para a cultura de Santa Catarina e que Carnem Fossari fará falta para os que seguem na resistência.