A professora catarinense Adelina Mezzari morreu no último domingo (28), em Porto Alegre, capital gaúcha. Natural de Criciúma, ela era pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A causa da morte não foi divulgada.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Adelina era professora da Faculdade de Farmácia da UFRGS desde 1997, com destaque para pesquisas na área de microbiologia, na qual tem mestrado e doutorado. Por 18 anos, também trabalhou na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, onde foi a primeira coordenadora do curso de Farmácia.
Saiba como abrigar temporariamente animais resgatados no Sul de SC
A professora atuava na função de pró-reitora de Extensão desde setembro de 2020. De acordo com a instituição, durante sua gestão em 2023, Adelina elevou em 75% o valor das bolsas de extensão para os estudantes da UFRGS.
Continua depois da publicidade
— É com enorme tristeza que a equipe da Prorext recebeu a notícia do falecimento da Professora Adelina, uma pessoa sempre gentil, sensível e acolhedora, que deixará esta marca eternizada naqueles que tiveram o privilégio de trabalhar com ela — diz trecho de um comunicado da Pró-reitoria de Extensão da universidade (Prorext).
Despedida
Segundo a UFCSPA, o velório está marcado para esta quarta-feira (1º), a partir das 9h, no Angelus Memorial e Crematório (Capela 2), em Porto Alegre. A cerimônia de despedida será na Avenida Porto Alegre, 320, Medianeira, das 13h30 às 14h.
Em nota de pesar, a UFRGS se manifestou sobre a morte e decretou luto oficial de três dias na instituição. Confira nota divulgada pela UFRGS:
“Com extremo pesar, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul comunica o falecimento da Professora Adelina Mezzari, Pró-Reitora de Extensão desta Instituição. A Professora Adelina permanecerá em nós, seus colegas, amigas e amigos, com a imagem de seu sorriso. Exemplo de dedicação à UFRGS, irradiava sua alegria na condução da Prorext e distribuiu carinho aos seus estudantes e classes de farmacêuticas e farmacêuticos que tiveram a graça de conhecê-la. Como forma de reverenciar sua memória, a UFRGS decreta luto oficial por três dias, manifestando aos familiares o sentimento de profunda tristeza“, diz a nota.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Tubarão amplia vacinação contra a gripe nesta segunda
Imagens históricas relembram o cotidiano dos ferroviários em SC há mais de 70 anos