– É com muito orgulho que dedico este troféu a todas as crianças, pelo empenho, carinho e dedicação. Este projeto só existe graças à elas, que se envolveram e participam, e com certeza vai continuar no ano que vem – disse a professora.
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Não gosto de ler. Não quero ler. Ler é chato! Depois de ouvir as sucessivas reclamações de alunos, as professoras Carolina Kuhnen e Elizete Maria Marques começaram uma revolução na Escola Desdobrada e Núcleo de Educação Infantil da Costa da Lagoa, em Florianópolis.
A escolinha que tem como quintal a Lagoa da Conceição tem a rotina alterada duas vezes por semana, quando turmas do 1o ao 4o anos são reunidas numa roda literária. Para ficar mais dinâmico, o momento começa com uma música cantada por todos. Os alunos ficam sentados sobre uma almofada – uma minhoca gigante – feita pelas professoras. Um sorteio define os alunos que farão a leitura. São até cinco numa tarde e eles mesmos escolhem os livros. Aos ouvintes, cabe preencher um cronograma de leitura. É uma tabela de papel em que eles colocam data, listam os leitores do dia, o gênero do livro e fazem observações sobre o texto.
– Percebemos uma evolução muito grande nas anotações. Antes eram apenas: achei legal. Gostei. Hoje eles elaboram mais e explicam por que gostaram – conta Carolina.
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No fim do ano, junto com os registros da atividade, os estudantes vão receber um DVD com imagens da roda de leitura. A professora acrescenta que a evolução foi ainda maior entre os alunos em fase de alfabetização. A leitura pausada e silábica está mais ritmada e fluente.
O projeto proporcionou aos alunos um intercâmbio com o colégio do Castanheiro Ilha de São Miguel, em Portugal. Pela internet, eles fizeram uma roda de leitura.
Aluna do 4o ano, Érica Martins, 11 anos, passou a ver os livros com outra disposição. Hoje, ela lê para a avó:
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– Por causa do projeto, comecei a ler mais e tem um monte de livros que eu gosto – ressalta a menina.