Guiados por música, os alunos do sexto ano da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, no bairro Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis, estão conhecendo de perto diferentes locais da Ilha nas aulas de geografia. As visitas, com a professora Lílian Claudete, seguem a letra da música Afinar As Rezas, da banda catarinense Dazaranha.
Continua depois da publicidade
— Vejo que as saídas de estudos são uma possibilidade dos estudantes vivenciarem aquilo que aprendem na sala de aula. Muitos estudantes nasceram aqui e não conheciam os lugares visitados — explica a professora Lílian.
O projeto começou no mês de setembro e vai até o final de novembro. A turma já visitou as praias de Naufragados e Solidão, a Lagoa da Conceição, a Lagoa do Peri e a Ilha do Campeche.
Para registrar as descobertas feitas nos ambientes, cada aluno tem um diário, onde realizam relatos e diferentes atividades relacionados ao projeto. Para cada visita aos locais, são elaboradas diferentes atividades, desde narrativas, descrição de paisagens e observação de imagens de satélites.
Continua depois da publicidade
Os estudantes puderam utilizar imagens do Google Earth da localização visitada, como naufragados, Solidão e Lagoa da Conceição para localizarem e se orientarem. A tarefa era identificar na imagem a trilha, o rio, as oficinas líticas (sítio arqueológico) e descrever as paisagens que observaram, além de contar no seu diário como foi a saída com muitos detalhes.
Em naufragados, os educandos notaram a quantidade de resíduos espalhados pela areia da praia. Através de um olhar consciente, cada estudante trouxe o seu lixo produzido durante o passeio e recolheram os que estavam espalhados pela paisagem e levaram até a unidade para descartar adequadamente.
A garotada também explorou a criatividade criando histórias em quadrinhos e produções textuais na forma de relatório. A profissional trabalhou as lendas das Lagoas com uma atividade de dobraduras que foram coladas nos diários.
Continua depois da publicidade
Na última terça-feira, dia 6, os estudantes visitaram a Ilha do Campeche, eles puderam analisar as inscrições rupestres e conhecer a história delas, além de observar os famosos quatis.
Afinar As Rezas
Se navegar chegou, deixa navegar
Chegou deixa chegar
Se navegar chegou, deixa navegar
Chegou deixa chegar
Veio do mar
A risada do pirata
Que veio dos Naufragados
Pra morar na Solidão
Veio do mar
Um gringo enlouquecido
Dizem ter morrido
De amor por Conceição
Veio do mar
Deu na Ilha do Campeche
Deixou inscrições rupestres
Pra história me levar
Afinar as rezas e os tambores da nova música
Levantar as velas dos navios
Se navegar chegou, deixa navegar
Chegou deixa chegar
Se navegar chegou, deixa navegar
Chegou deixa chegar
Cabana de palha, fica lá na praia
O lugar pra ver o mar chegar
Estrela do céu faz um favor
Mostrar aos olhos
Que
Já estamos no céu