O professor que citou “admiração” por Hitler em uma sala de aula de uma escola estadual em Imbituba, no Sul de Santa Catarina, foi afastado, nesta quarta-feira (15), por 60 dias. A Secretaria do Estado da Educação afirmou em nota que começou a tomar as medidas cabíveis e vai agir de acordo com a legalidade.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Em imagens divulgadas nas redes sociais, o homem aparece falando sobre Adolf Hitler e é questionado por um dos alunos sobre o apoio à figura nazista. Ele responde:
— Tenho uma admiração incrivelmente pelo Hitler, só não confundam aqui.
O professor já havia sido afastado em novembro do ano passado pelo mesmo motivo e período de tempo. Na época, o docente foi denunciado por situações de analogia ao nazismo e por elogiar a prática em um aplicativo de mensagem.
Continua depois da publicidade
A Polícia Civil investiga o caso. De acordo com o delegado Juliano Baesso, o inquérito anterior que apura a conduta do homem desde novembro está em fase final e deve ser concluído nos próximos dias.
Sobre as novas denúncias, o delegado afirma que, visto que já há uma investigação de apologia ao nazismo contra o professor, o vídeo atual foi anexado no mesmo processo e, consequentemente, será considerado em conjunto com as outras provas já coletadas e disponíveis no inquérito.
Apologia ao nazismo é crime previsto na Lei 7.716/1989, que prevê punição para ações de preconceito de raça e cor. A pena de reclusão é de dois anos a cinco anos.
Professor é flagrado ao falar que tem “admiração” por Hitler em sala de aula de SC; veja vídeo
Leia também
Continua depois da publicidade
Professor de história de SC é investigado por mensagens nazistas: “Eu sou fã do Hitler”
Polícia investiga carta de ódio na UFSC contra negros, gays e feministas