Há exatos 20 anos os brasileiros foram às urnas para votar no segundo turno das primeiras eleições diretas para presidente do Brasil desde o golpe militar de 1964. Para relembrar a data, Luiz Felipe Falcão, professor de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), irá conversar com os leitores do diario.com.br, an.com.br e santa.com.br.
Continua depois da publicidade
Em 1989, Fernando Collor de Mello (PRN) saiu vitorioso das urnas após uma disputa acirrada com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e substituiu José Sarney (PMDB) na presidência.
Três anos depois, Collor renunciou à presidência, depois que o Congresso Nacional aprovou um pedido de impeachment após a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que averiguou denúncias de corrupção envolvendo seu governo.
Collor teve seus direitos políticos cassados por oito anos e foi substituído na presidência pelo vice Itamar Franco. Em 2007, conquistou um mandato no Senado e juntou-se à base aliada de seu antigo adversário, o atual presidente Lula.
Para participar do bate-papo, basta clicar abaixo a partir das 11h:
Continua depois da publicidade