Para muitas pessoas, o desemprego acabou sendo uma das consequências da pandemia de Covid-19. Algumas delas transformaram a saída do mercado formal em um impulso para empreender. Este é o caso do professor e empreendedor Nilzo Felisberto, criador do “PrimoGrão”, um delivery de café gourmet em Criciúma.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
No fim de 2019, o profissional recebeu uma proposta para atuar em uma faculdade de Direito em Florianópolis. No entanto, meses depois, por conta da pandemia, os professores da instituição – incluindo Felisberto – foram surpreendidos com a demissão.
Município de SC oferta 80 vagas para cursos gratuitos de capacitação
— Apreciador de café que sou, e amigo de donos de ótimas cafeterias em Criciúma, resolvi empreender para garantir alguma renda familiar. Experimentei café de todo o Brasil até achar um que se adequasse ao meu projeto. Iniciei como revendedor de café de uma marca daqui de Criciúma, lá em Florianópolis e região — relembra o empreendedor.
Continua depois da publicidade
Naquele momento, o professor viu o negócio como um “ensaio” porque acreditava que a vida voltaria ao normal rapidamente, o que não aconteceu. Felisberto retornou para Criciúma e iniciou o seu projeto pessoal: PrimoGrão Café. Hoje, ele divide a rotina entre o empreendedorismo e as salas de aula.
— Trabalho com café produzido em uma só fazenda de cafeicultura sediada na Serra do Caparaó, região das Matas de Minas. Sou eu mesmo que faço a relação com os clientes, que recebo os pedidos, sou o responsável por moer o café, ou não, dependendo do gosto do cliente, por embalar e levar até o consumidor — conta Felisberto.
Café coado, instantâneo ou espresso? Saiba qual o melhor
Café especial
O PrimoGrão comercializa cafés orgânicos 100% arábica, que vêm de uma associada da Associação de Mulheres do Café da Região das Matas de Minas Gerais. De acordo com o empreendedor, o que torna o produto especial é a origem desde a sua plantação, feita de maneira sustentável ambiental e socialmente.
— Os frutos são selecionados e colhidos manualmente, somente os maduros, e isso garante a doçura peculiar do café, mas a torra média é o grande detalhe. A dedicação no processo de torra preserva os açúcares e os óleos essenciais do café. É isso que faz um café ser especial: dedicação desde a plantação, cuidado e responsabilidade no processo de ponta a ponta e usar somente o café, nada mais — salienta.
Continua depois da publicidade
O serviço de Delivery do PrimoGrão funciona em Criciúma pelo telefone (48) 9149-7409. O empreendedor também atende na Feira de Economia Solidária da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), nas terças e quartas-feiras à tarde.
Leia também
Dia do Café: com cultivo forte no passado, SC revela potencial para produção de cafés especiais