Nas palavras do pesquisador Fabrício Noveletto, não há como desassociar a tecnologia da área da saúde. A Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Guilherme Guimbala (ACE) tornou-se o escritório do pesquisador, que é engenheiro eletricista, e o local onde ele passa boa parte dos dias há dez anos. Em meio aos profissionais e estudantes de jaleco branco, Fabrício uniu duas áreas que, aparentemente, são distintas, para auxiliar no tratamento de pacientes que tenham sofrido Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Continua depois da publicidade
— O sucesso desse tipo de trabalho depende da multidisciplinaridade — ressalta Fabrício.
Sua tese de doutorado intitulada “Sistema Biomédico para Avaliação e Reabilitação Motora em Hemiparéticos por AVC” foi uma dos seis trabalhos vencedores no Brasil do Prêmio Boston Scientific de Inovação em Engenharia Biomédica para o Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo foi realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Joinville. O evento de premiação ocorrerá no dia 7 de abril, em Brasília.
Fabrício criou tecnologias para auxiliar o tratamento da hemiparesia, a perda parcial da movimentação e sensibilidade, que é uma das principais sequelas provocadas pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele realizou dois estudos experimentais com 22 pacientes e os resultados mostraram melhora significativa em todas as variáveis clínicas analisadas.
— Nós desenvolvemos Jogos Sérios e dispositivos capazes de recuperar a força, o equilíbrio e a amplitude dos movimentos — explicou o pesquisador.
Continua depois da publicidade
Os Jogos Sérios (JS) motivam os pacientes a persistirem no processo de reabilitação que, muitas vezes, pode ser maçante e cansativo. Com os jogos, a reabilitação se torna mais envolvente e até divertida, evitando que o paciente abandone o tratamento. A partir da pesquisa de Fabrício, os jogos foram desenvolvidos com propósitos específicos:
O MyBalance, que é um sistema de JS biomédico para treino e avaliação do equilíbrio e consiste em uma prancha de equilíbrio com sensores inerciais e um sistema computacional. E o MimPong, sistema de JS biomédico para reabilitação do controle e força muscular do membro inferior parético.
O objetivo do JS é controlar uma raquete de tênis, usando a força muscular, para rebater uma bola. Um aparelho extensor de joelho foi adaptado com uma célula de carga e dispositivos de ajuste para medição da força dos grupos musculares extensores e flexores do joelho.
Os resultados obtidos em ambos os Jogos Sérios indicam que a pontuação do jogo pode representar uma informação com valor clínico. Essa relação é particularmente importante, porque, em geral, os pacientes têm pouca noção de seu progresso na reabilitação, e isso é um fator que pode levar ao abandono do tratamento.
Continua depois da publicidade
A evolução clínica dos pacientes atendidos neste estudo é um indicativo de que as abordagens utilizadas foram adequadas e podem ser utilizadas na prática clínica. Atualmente, ambos os Jogos Sérios estão em uso na rotina de atendimento em uma clínica escola de fisioterapia, disponíveis gratuitamente para a comunidade.
Resultados são aparentes

Dona Louvani Borsatto, 65 anos, sofreu um AVC há 11 anos. Ela teve os movimentos do lado direito do corpo comprometidos, especialmente o braço e a perna. Segundo ela, que é natural de Navegantes, os tratamentos anteriores não surtiam tanto efeito. Há quatro anos, Louvani se mudou para Barra do Sul e começou o tratamento em Joinville. Foi nesse momento que ela percebeu os avanços, a partir do acompanhamento utilizando os jogos.
— Eu percebi diferença em tudo. Hoje faço tudo dentro de casa: arrumo minha cama, cozinho, limpo a casa. Antes eu não fazia nada disso — destaca.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é considerado uma das doenças mais incapacitantes. Segundo a Organização Mundial de AVC, a cada ano são registrados cerca de 15 milhões de casos, com um índice de mortalidade de 40%, sendo a segunda principal causa de morte no mundo. Somente no Brasil, no ano de 2011, foram registradas 179 mil internações por AVC, sendo essa uma das doenças crônicas que mais afeta a população brasileira, incidindo principalmente em adultos de meia-idade e idosos.
Continua depois da publicidade