O professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Saulo Güths desenvolveu um protótipo de ventilador pulmonar alternativo para o tratamento de pacientes com coronavírus. Conforme o professor, o modelo tem a vantagem de poder ser fabricado a um custo barato e com peças facilmente encontradas no mercado nacional.
Continua depois da publicidade
O protótipo foi apresentado por ele em um vídeo publicado nesta segunda-feira (30). Saulo Güths comenta que tentou oferecer uma alternativa a um dos gargalos dos ventiladores pulmonares, que é a vazão de gás injetado.
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
— São vazões baixas e pulsantes, e isso até justifica o valor elevado que possuem no mercado. Aqui a ideia não foi utilizar a vazão como parâmetro, mas ter essa vazão a partir de uma válvula bastante comum, o bico de injeção de GNV automotivo — comenta.
De acordo com ele, esse tipo de peça tem como vantagens o fato de modular a vazão atravessada em alta frequência, ser robusta, intercambiável e esterilizável.
Continua depois da publicidade
O professor ressalta, porém, que a tecnologia ainda está em fase de testes, para verificar a efetividade, desempenho e calibração. A calibração do protótipo será testada na Engenharia Mecânica da UFSC, para depois ser levado para a área médica.