O professor Silvério Morón, de 63 anos, foi flagrado dando aula de graça em uma praça de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. A imagem foi registrada por Van Moraes e contabiliza mais de 47 mil compartilhamentos.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao jornal Extra, Silvério contou que é engenheiro de formação e, mesmo sem licenciatura, dá aulas particulares há 14 anos. Ele estava no local oferecendo ajuda para dúvidas de matemática e física.
Na foto, ele aparece ao lado do estudante Marcio de Almeida, que procurou o professor para lhe auxiliar com cálculo para sua faculdade de Engenharia. O encontro deu tão certo que o jovem já combinou de seguir com aulas de Silvério até o final do curso.
Para o professor, a educação é transformadora:
— Se melhorarmos o nível de educação das pessoas, a violência vai baixar. Tenho uma reserva financeira e consigo fazer esse trabalho voluntário, mas me programei só até o fim do ano. Senti que a resposta vai ser superpositiva. (…) Uma pessoa não faz diferença, mas mil ou um milhão ensinando e um milhão aprendendo já são dois milhões. Isso dá um calçadão de Copacabana de pessoas ensinando e aprendendo — disse Silvério ao Extra.
Continua depois da publicidade