A torre em pé, uma bíblia aberta e a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi o que sobrou do incêndio que atingiu a Capela São Sebastião da Limeira, em Três Riachos, em Biguaçu. A fatalidade foi provocada por um raio que atingiu o local sagrado na noite do dia 25 de fevereiro deste ano. Foi um grande abalo para a nossa comunidade saber que essa referência se perdeu para sempre. Estávamos felizes por ter no local imagens sacras recuperadas após serem roubadas em agosto de 2010. Na época, ladrões entraram no local e levaram 270 peças sacras entre crucifixos, santos, Bíblia, cálice, pia batismal e até a batina do padre. O material foi recuperado e fiéis chegaram a fazer promessas pedindo a volta das peças furtadas. Quando da notícia da recuperação das imagens, a comunidade se mobilizou para ir buscar os materiais em uma Delegacia de Polícia em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
A Capela deve ser reconstruída, pois representa a religiosidade e a devoção das pessoas de Três Riachos e região. Foi em 1908, que o local abrigou uma pequena capela que mais tarde seria demolida para a construção de uma igreja maior. A bênção da pedra fundamental, ocorreu no dia 23 de novembro de 1934, pelo bispo diocesano de Lages, dom Daniel Hostin (por delegação do arcebispo metropolitano de Florianópolis, dom Joaquim Domingues de Oliveira).
A cerimônia, que teve a participação importante da comunidade, também teve a presença do pároco de tijucas, Jacob Slatter, que sempre apoiava os eventos católicos em Biguaçu. A nova capela ficou pronta em 1942, graças ao empenho constante da comunidade de Limeira e vizinhança.
A Capela teve por muitos anos a participação do diácono permanente do senhor Manoel Virgílio de Andrade que sempre presidia o culto dominical, auxiliado pelo ministro da Eucaristia, Apolinário Guesser. As festas mais importantes da capela são do padroeiro São Sebastião, no mês de janeiro e a festa do Sagrado Coração de Jesus, no mês de junho. Os dados históricos podem ser encontrados na obra de minha autoria Paróquia São João Evangelista 70 anos – 1941-2011.
Continua depois da publicidade
Agora, resta à comunidade reunir esforços para construir uma nova capela. Com certeza, isso vai ocorrer como prova de mais uma demonstração de fé e religiosidade da comunidade de Três Riachos.