O professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Getúlio Dornelles Larratéa morreu na última quinta-feira (2), aos 71 anos. O falecimento foi comunicado pelo departamento de nutrição da instituição, que o docente ajudou a estruturar, nesta terça (7).
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Ele faleceu dois dias depois de ter dado entrada em um hospital, onde esteve em coma. Na ocasião da internação, ele havia sido encontrado por vizinhos enquanto andava desorientado na rua em frente a sua casa em Florianópolis, na Costa de Cima, o que motivou um chamado ao Samu.
As informações são do delegado Ênio Matos, à frente da Delegacia de Homicídios da capital catarinense, que investiga uma possível agressão ao professor, já que foram encontradas lesões no corpo dele.
Não está descartada, no entanto, a possibilidade de o professor ter sofrido uma queda, ao menos até que seja concluído o laudo Instituto Médico Legal (IML) sobre o caso.
Continua depois da publicidade
A família comunicou o fato à Polícia Civil após a morte do professor, sem ter informações se teria ocorrido ou não uma agressão, segundo diz o delegado.
Na terça, ao anunciar nas redes sociais a morte do professor, o Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGN-UFSC) afirmou que ele teria sido agredido em casa.
A publicação do PPGN-UFSC também afirma que Getúlio foi precursor de novas metodologias para o ensino da disciplina. Diz ainda que o professor liderou o movimento docente na década de 80 e foi um defensor do consumo consciente, da sustentabilidade e da agroecologia.
“Que o professor Getúlio siga em paz, e que fique a lembrança do seu espírito irreverente, crítico e sorridente. Nossa gratidão por toda sua contribuição à ciência e ao ensino da Nutrição e nossos sentimentos aos familiares e demais amigos!”, escreveu o PPGN-UFSC, no comunicado.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Oito anos depois, Justiça inocenta professores no caso do “Levante do Bosque” na UFSC
Falso advogado é preso por aplicar golpes em clientes no Meio-Oeste de SC
Fenômeno “baby bust”: Nascimentos registram queda recorde em SC