Do prato de porcelana decorado ao traje típico completo. Seja o produto que for, se nele estiver escrito Oktoberfest ou Blumenau, é garantia certa de venda neste mês. Durante a festa, os turistas procuram todo o tipo de souvenir e as lojas aproveitam a oportunidade, transformando prateleiras e vitrines. As que mais se modificam são as da Rua XV de Novembro, próximo ao castelinho, ponto de concentração de vários turistas. Os itens de maior saída são os trajes, camisetas, chapéus, tiaras e canecos.
Continua depois da publicidade
Na Janfer Sport, por exemplo, as roupas da linha fitness e praia dividem espaço com os produtos da Oktoberfest. Cerca de metade da loja está ocupada por apetrechos da festa.
– Este ano as vendas estão melhores que em 2011. Os turistas gostam de levar lembranças que lembrem a festa e a cidade – comenta a gerente Patrícia Carl Wanser.
Na loja Grendelli, uma das vitrines destoa das demais, normalmente repletas de sandálias, tênis e sapatos. Dois manequins estão trajados de Fritz e Frida e o que se vê são vários produtos ligados à festa. Este é o primeiro ano que a loja vende artigos da Oktoberfest. Segundo a vendedora Juliana da Conceição, a adaptação valeu a pena.
Continua depois da publicidade
– O ponto onde a loja está é muito bom e os turistas gostam de comprar lembranças de Blumenau. Apesar de ser a primeira vez, não está decepcionando – diz.
Pesquisa feita no ano passado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) sobre a Oktoberfest, apontou que a média de turistas que passaram em cada loja do segmento foi de 220 pessoas, sendo que cada uma gastou cerca de R$ 119 em compras. O estudo mostrou ainda que as contratações nesta época do ano, em média, foram de quatro funcionários por empresa em 2011.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau, Paulo Cesar Lopes, diz que para alguns segmentos a Oktober significa vendas melhores que na época de Natal, por exemplo:
Continua depois da publicidade
– O nome de Blumenau é muito forte e reconhecido por todo o país. Quem se prepara, vende muito bem durante a festa. É uma oportunidade e que reflete também em toda a região e até no Estado.
Moinho do Vale reforça vendas de produtos
Desde o dia 10, a cidade conta com mais um ponto de venda de produtos artesanais de Blumenau e região. Fechada em abril deste ano, por falta de movimento, a loja Moinho do Vale Café já comemora as vendas. Segundo a proprietária do espaço, Giselly Streme, a vinda dos clientes, a maioria turistas, surpreendeu já no primeiro fim de semana. Giselly comenta que as cervejas artesanais foram as que mais tiveram saída.
– Tive que repor o estoque de alguns produtos muito antes do que imaginava – afirma.
>> Confira a matéria completa na edição impressa do Santa desta quinta >>