Mais de 60% dos internautas demonstraram satisfação com os setores da economia ligados ao consumo. É o que aponta o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), criado em parceria entre a ESPM e a Rapp Wolrdwide e lançado hoje em São Paulo. O objetivo é elaborar um índice nacional e mensal de satisfação com base em dados obtidos pela internet. A divulgação do índice será no dia 10 de cada mês.
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A primeira edição do índice traz os dados referente a abril deste ano, que apontam 62,3% de aprovação do consumidor com produtos e serviços de quatro setores da economia, formados por sete sub setores e 28 empresas.
Os setores avaliados no estudo são: bens de Consumo (empresas de automóveis, bebidas e PersonalCare), varejo (supermercados e lojas), informação (telecom) e financeiro (bancos). Neste primeiro levantamento, os internautas avaliaram melhor o setor de varejo (78,8%), seguido do de bens de consumo (73,8%), financeiro (51%) e informação (45,6%).
As empresas analisadas pelo índice representam 13,8% do PIB brasileiro e, levando-se em conta o atendimento ao consumidor final, o Índice trabalha com indústrias que abrangem 75% do mercado de comércio eletrônico. Uma das metas do INSC é chegar a uma abrangência de 25% do PIB brasileiro nos próximos dois anos e também reunir dados de outros países da América Latina, para efeitos comparativos.
– Também queremos permitir, às empresas, uma melhor avaliação sobre seus processos de negócios – salientou o diretor Nacional de Graduação da ESPM, professor Alexandre Gracioso.
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O sistema de coleta de dados reunirá posts, artigos, interjeições e comentários em português, publicadas em sites brasileiros, portais, redes e mídias sociais, sem restrições de acesso. Em média, serão analisados cerca de 60 mil comentários por mês, segundo explicou o chefe da área digital da Rapp Worldwide, Ricardo Pomeranz.