O Dia dos Namorados deste ano não será igual ao do ano passado, e a razão é simples: a ‘inflação dos namorados’ está em alta. Segundo explicou nesta quinta-feira à Agência Brasil o economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), os preços dos presentes e serviços consumidos para comemorar a data evoluíram nos últimos 12 meses.

Continua depois da publicidade

A ‘inflação dos namorados’ superou a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da FGV entre junho de 2012 e maio de 2013, que alcançou 5,96%.

– Isso mostra que boa parte daquilo que é usado como presente ou serviço, que é consumido na ocasião, está avançando muito nos preços – segundo Braz. Ele observou que, desde o ano passado, quando a FGV iniciou esse tipo de sondagem, o item serviços chama a atenção.

André Braz observou, entretanto, que apesar dos aumentos, os namorados podem aproveitar o próximo dia 12, desde que tenham criatividade.

– Dá para comemorar a data sem gastar muito dinheiro. Mas o casal vai ter que usar um pouco a criatividade. Mas, pelo menos o jantar, com certeza, vai ser mais caro que o pago em 2012 – afirmou.

Continua depois da publicidade

Veja a mudança de preços de alguns dos produtos e serviços consumidos no Dia dos Namorados: