Augusto Debrowa, 38 anos, é engenheiro civil, colecionador de canivetes e apaixonado por cremes e perfumes. Provando que os três predicados juntos deixaram de soar contraditórios, o pai de Sofia, de cinco anos, conta com naturalidade que adora cuidar da aparência. E ele não está sozinho. Hoje os homens representam 37% das vendas do mercado de beleza no Brasil, segundo a Euromonitor.
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Sendo assim, um cosmético diferente pode ser uma boa opção de presente para o Dia dos Pais. Os catarinenses parecem ter entendido os novos desejos masculinos de consumo. Pela primeira vez, os produtos de perfumaria e cosméticos apareceram no segundo lugar da lista de opções de presentes para o Dia dos Pais, antes de livros, DVDs, games e celulares.
Os itens de beleza saltaram da quarta posição nas intenções de compra em 2012, conforme pesquisa do Instituto Mapa para a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL-SC). Em julho deste ano, 29% dos 504 consumidores entrevistados no Estado disseram que vão presentear com perfumes e cosméticos. O presidente da entidade, Sérgio Medeiros, afirma que a justificativa é a compreensão de que os homens estão mais vaidosos.
João Carlos Basilio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), afirma que os produtos de beleza serão no futuro tão prioritários no orçamento masculino quanto já são no feminino.
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– As mulheres economizam para ir ao salão ou comprar cosméticos. É um gasto fixo para elas. E por que a busca pela beleza e pela juventude precisa ser exclusiva das mulheres? Os homens já foram apresentados a esse mundo e agora só tendem a consumir mais e melhor.
Aparência é importante no mercado de trabalho
Para Medeiros, são duas as razões que mais motivam os homens a buscarem a indústria da beleza. Primeiro, a importância que o mercado de trabalho dá para a aparência e a juventude. Também, a tentativa de responder com sucesso à revolução da pílula azul, o Viagra, que aumentou a expectativa de vida sexual masculina.
O engenheiro Augusto Debrowa, além de ser adepto dos cremes para a área dos olhos e um aficionado por perfumes (ele faz questão de dormir perfumado), preocupa-se com os efeitos do trabalho na pele. Por estar sempre em obras, exposto à poeira e ao cimento, ele usa hidratantes para evitar o ressecamento.
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A consultora Rosimar Dal-Bó das marcas Natura e Boticário, de Joinville, que trabalha há 21 anos com venda de cosméticos, diz que há cinco o interesse dos homens pelo setor aumentou. Hoje, 30% dos cerca de 250 clientes que atende são do sexo masculino. Segundo Rosimar, há uma característica peculiar dos homens no consumo: eles são leais. Compram sempre com a mesma consultora e não ficam um mês sem adquirir itens novos.
Expectativa positiva
A expectativa de vendas do setor varejista para o Dia dos Pais surpreendeu. Depois de um semestre de queda nas vendas em SC (-1,2%) e de um mês de julho também negativo (-5%), o comércio espera faturar 4% a mais do que em 2012 na data comemorativa.
A projeção se baseou nas respostas para o preço médio do presente na pesquisa do Instituto Mapa de intenção de compra. Neste ano, os catarinenses afirmaram ter a pretensão de gastar R$ 201 nas compras para os pais, contra os R$ 183,29 do ano passado; 9,7% a mais. Descontada a inflação do período e considerada a expectativa dos próprios lojistas, a FCDL apontou o incremento de 4%.
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– Apesar de o Dia dos Pais ainda ser considerado apenas a quarta data mais importante para o varejo, a projeção de aumento nas vendas foi a mesma do Dia das Mães. Acredito que o período de promoções nas lojas está ajudando e, como no ano passado, as datas comemorativas estão salvando o comércio – disse o presidente da FCDL-SC, Sérgio Medeiros.
Para seu filho ler
Na hora de escolher o presente para o seu pai, não esqueça que perfumes, cremes e xampus podem ser uma boa ideia. Assim como as mães, os pais também gostam de cuidar da aparência. Alguns produtos são feitos especialmente para eles.
Então se a sua mãe sugerir comprar uma meia ou uma gravata no Dia dos Pais, mostre a ela que há opções mais criativas. Por exemplo, um produto de beleza, presente que até ela poderá aproveitar.
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Opinião
Fabiano Moraes, editor de Variedades Não faz muito tempo que abrir uma nécessaire cheia de cosméticos no banheiro masculino gerava um olhar de desconfiança do colega ao lado. Algo ao estilo será que ele é? Era um tempo em que apenas falar a palavra nécessaire já gerava risinhos e comentários pejorativos. Mas o mundo mudou e descontados homofobia e preconceito, o saldo é de R$ 15,4 bilhões por ano.
É o que movimenta a indústria de cosméticos e produtos de beleza para homens no Brasil, diz o IBGE. Em matéria de vaidade, só ficamos atrás do Japão e dos EUA. Mais do que uma questão higiênica e de preferência pessoal, ser um homem atento aos cuidados pessoais acaba sendo uma imposição social e profissional.
Lembra da expressão “boa aparência” utilizada nos anúncios de empregos de antigamente? Agora é possível entender o que significa. Não se trata de um homem com o rosto e o estilo do ex-jogador de futebol David Beckham. É apenas um cara que se cuida e está atento à saúde e ao bem-estar. Passar creme contra rugas e marcas de expressão? Pode. Depilação? Tolerável. Desenho de sobrancelha? Forçou a barra. Mas quase tudo é permitido no admirável mundo do homem contemporâneo. E se você estiver mesmo preparado para enfrentar os olhares alheios, pode até passar hidratante labial em frente ao espelho do banheiro.
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