Criadora do primeiro curso de teatro de Itajaí, a produtora Anchieta Arte Cênica inicia hoje na Casa da Cultura Dide Brandão uma programação em comemoração aos seus 30 anos de história. A festividade começa às 19h, com abertura da exposição e o lançamento da revista que trazem uma retrospectiva das três décadas da produtora. No local também haverá coquetel e música ao vivo com Arnou de Melo, Louise Lucena e Peninha.

Continua depois da publicidade

De 1º a 5 de agosto apresentações teatrais de grupos convidados serão realizadas com entrada gratuita. Todos os espetáculos reúnem alunos e ex-alunos que já passaram pela Anchieta Arte Cênica. Já no sábado, às 20h, a atração é a peça “Um Trem Para Itajaí City”, encenada por alunos atuais do curso de teatro e dirigida por uma ex-aluna, Bruna Machado.

O fundador da Anchieta Arte Cênica é o ator e diretor Valentim Schmoeler, que desde 1985 coordena as atividades da produtora. Além do curso de teatro, voltada especialmente para iniciantes, a Anchieta também trabalha com a montagem de peças profissionais com circulação pelo Estado. A estimativa é que mais de quatro mil pessoas já tenham exercido alguma das atividades desenvolvidas por Schmoeler.

– A Anchieta é o berço da grande maioria dos grupos de teatro de Itajaí. Foi o curso de teatro que abriu as portas para que esses artistas conhecessem o teatro e depois seguissem o seu caminho, explorando a própria linguagem – explica.

Valentim começou no teatro aos 10 anos de idade (desde 1966), mas foi na juventude que chegou em Itajaí, em 1974. Depois de participar de um grupo amador na cidade, morou em Curitiba e Blumenau até retornar para Itajaí em 1984. Na época, a efervescente cena do teatro da década anterior havia acabado e Schmoeler sentiu a necessidade de começar um novo movimento.

Continua depois da publicidade

– Muito em virtude da ditadura militar, os grupos de teatro haviam acabado, mas eu queria continuar vivendo do teatro. Com a ajuda do Toni Cunha, criei a Anchieta Produções Teatrais e no primeiro ano montei um espetáculo para viajar pelo interior de Santa Catarina. No verão de 86 iniciei o primeiro curso de teatro.

Neste final de semana a Anchieta estará formando a sua 47ª turma. Além do curso, a produtora tem duas peças em cartaz, uma delas encenada pelo próprio Valentim. “As Pessoas de Minha Pessoa” não estará na programação das comemorações de 30 anos, mas fará parte do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, que acontece em agosto.

A exposição traz desde fotos antigas até recortes de jornais. Entre as relíquias que estarão expostas, está a primeira aparição da Anchieta na imprensa, em uma edição do Jornal de Santa Catarina de 1985.